25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
ESTADO
Da redação
03/08/2017 12:38
Atualizado
14/12/2018 07:14

Confira a programação do Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2017

Evento acontece de 4 a 6 de agosto, no município de Martins, região Serrana do RN. Como em todos os anos, o festival promete movimentar a economia da cidade
Acontece de 4 a 6 de agosto o 11º Festival Gastronômico e Cultural de Martins. O festival um evento já consolidado no calendário de atividades do município e visa movimentar a economia e o turismo da região serrana. Com muita música boa e comida deliciosa, o festival é um dos mais aguardados do ano não só pelos potiguares.

Veja a PROGRAMAÇÃO completa: 



O Festival 

O Município de Martins está situado na Região Serrana do Rio Grande do Norte e se caracteriza pelo seu clima ameno, com média anual de 24°, contrastando com a temperatura média do Nordeste que se apresenta alta em qualquer época do ano. Nos meses de inverno, julho e agosto, esta temperatura cai, podendo chegar aos 14º.

Em 2004, quando foi criada a primeira Edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, a cidade possuia pouca intraestrutura em meios de hospedagem e inexistia estrutura de restaurantes.

Portanto, como levar gente sem ter onde hospedar? Esta realidade foi modificada com o crescente apoio que a gestão municipal dá ao Turismo, com isso vários hotéis e pousadas foram inauguradas. Na época do primeiro evento, foi necessário criar soluções para hospedar os turistas, e a princípio foi o cadastramento de casas para alugar. Mesmo com o crescente aumento nos leitos, a prática de alugar casas continua.

Constituindo-se hoje como destino turístico de repouso, a cidade de Martins mantém essa característica e durante todo o ano superlota, principalmente quando ocorrem eventos e/ou tem feriados prolongados.


Leia mais
Hotéis e pousadas de Martins estão 100% ocupados para Festival Gastronômico

Na cidade, a estrutura em meios de hospedagem, antes restrita a apenas um hotel e algumas pousadas, hoje conta com três ótimos hotéis totalmente dentro das exigências dos padrões de conforto, com restaurantes e área de lazer, além de uma dezena de pousadas aconchegantes. Atualmente, Martins desponta com a cidade com maior infraestrutura em meios de hospedagem da região, e uma das maiores do estado, além de fazer parte do Mapa de Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Além do comércio de um modo geral, o artesanato local teve uma crescente alta nas vendas, com suas peças bem trabalhadas, e para está nota edição, com certeza essas vendas crescerão ainda mais, uma vez que a gestão investiu nos artesãos do município, através do Projeto Lugares de Charme.

A formação do festival compreende uma única arena cenográfica, onde se concentram todos os participantes e colaboradores, cuja estrutura física é montada sob tendas, que abrigam os restaurantes, bares e lojas de artesanato, galeria de artes, sempre com exposições dos artistas de todo o estado, além da apresentação de artistas em shows musicais intermitentes, de gêneros diversos, como bossa nova, mpb, jazz, blues, entre outros.

O evento difere de outros famosos festivais brasileiros de gastronomia, que são realizados dentro dos seus próprios restaurantes. Por esse motivo, o Festival Gastronômico e Cultural de Martins é considerado na atualidade, como o maior do gênero do nosso País e com uma característica ímpar: é totalmente aberto ao público de qualquer classe social, uma vez que não é cobrado qualquer taxa de acesso.

De caráter preservacionista tanto dos costumes como da natureza, onde se valorizam as tradições, os produtos regionais, além de popularizar medidas de hábitos saudáveis, o Festival Gastronômico e Cultural de Martins tem caráter inovador e ao mesmo tempo dinâmico, com as várias alterações incorporadas de uma edição para outra.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário