19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
ESTADO
Da redação
08/08/2017 11:53
Atualizado
14/12/2018 01:08

Governo do RN amplia oferta de mais 2 mil imóveis ao servidor público

Imóveis são ofertados através do Programa Moradia Cidadã. Um convênio feito com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e administração de imóveis possibilitou a ampliação.
Uma nova ação do Governo do Estado vai permitir, a partir desta terça-feira (8), a oferta de mais 2 mil imóveis para aquisição pelo servidor público estadual e municipal. Isto foi possível com a assinatura pelo governador Robinson Faria de um convênio com o Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e administração de imóveis do Rio Grande do Norte), que representa as imobiliárias, incorporadoras, loteadoras e empresas urbanizadoras e com o Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN.

O convênio foi firmado por meio do programa Moradia Cidadã, lançado em março passado para diminuir o déficit habitacional no estado.  
 
“Vocês são bem-vindos a esta parceria. Vamos fortalecer e multiplicar os programas Moradia Cidadã e Moradia Cidadã Municípios. Com isso vamos atender a demanda na capital e no interior, gerar oportunidades de trabalho e incentivar a economia”, afirmou o governador aos dirigentes das duas instituições em ato realizado no início da tarde deste dia 08, na Governadoria.
 
O convênio vai ampliar rapidamente a oferta de imóveis credenciados atendendo tanto as necessidades dos dois programas geridos pela Companha Estadual de Habitação – Cehab, quanto as do mercado imobiliário.

“Esta é uma ação coordenada da nossa administração. Estamos aliando a capacidade de incentivo e fomento do Governo ao objeto de trabalho das imobiliárias”, disse Robinson Faria lembrando que “outras ações coordenadas vêm sendo tomadas como a agilização na liberação de licenças ambientais para novos empreendimentos, pelo Idema, a nova Lei de regulamentação de normas técnicas para a habitação dos imóveis, pelo Corpo de Bombeiros Militar, e a atração de empresas como a chinesaChintCompany, segunda maior produtora do mundo de placas fotovoltaicas para produção de energia solar que irá gerar novos investimentos em apoio às suas atividades e também no setor imobiliário”.
 
O presidente da Cehab, João Ronaldo, ressaltou que parceria como o Secovi e com o Creci “vem somar para atingirmos o objetivo de atender toda a população dentro das políticas sociais dos governos federal e estadual, ofertando moradias para quem quer e precisa e não tem”.
 
O presidente do Creci, Waldemir Bezerra disse que o Governo do Estado hoje tem credibilidade e que a entidade, que representa 4,5 mil corretores e mais de 400 imobiliárias no RN soma esforços à administração estadual para atender as necessidades do servidor e da população”.
 
Renato Gomes, presidente do Secovi, considerou que a parceria “vai beneficiar o setor e os servidores, além de favorecer o desenvolvimento do Estado. Reconhecemos a importância desta iniciativa do Governo que pode contar conosco”. 
 
SOBRE O MORADIA CIDADà
• O programa foilançado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social(Sethas), via Companhia Estadual de Habitação (Cehab).
• O projeto viabiliza moradias de qualidade a preços mais baixos para servidores da Administração Direta e Indireta (ativos, aposentados e pensionistas).
• Através do site www.cehabcidadao.rn.gov.bros interessados recebem orientações técnicas, tiram dúvidas online e até fecham intenção de compra.
• O programa tem duas vertentes: Moradia Cidadã Servidor e Moradia Cidadã Municípios.
• O projeto visa o enfrentamento ao déficit habitacional no RN que hoje é de 108 mil moradias.
MORADIA CIDADÃ MUNICÍPIOS
• No Moradia Cidadã Municípios, 30 cidades do RN já aderiram ao Programa, entre elas Serra Caiada, Apodi, Alexandria, Caicó, Mossoró, Natal, Parnamirim, Goianinha, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu.
• Há cerca de 2 mil imóveis em fase de projeto para dar entrada junto à Caixa Econômica Federal para aprovação do empreendimento.
  
AÇÕES DA CEHAB DESDE 2015:
 

• Moradias entregues em 60 cidades – 5.867 unidades (2015/2016).
 
• Meta é entregar 4.649 moradias em 2017.
 
• Em 2018, estão previstas a entrega de mais 4.019 moradias.
 
• Regularização Fundiária realizada em 1.117 unidades habitacionais nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Natal, Ceará Mirim, Monte Alegre, Canguaretama, Senador Georgino Avelino, Vila Flor.
 
• Em Natal, está em fase de contratação a regularização fundiária de 10.394 unidades habitacionais, em nove conjuntos da Zona Norte.
 
• No total, mais de 17 mil unidades habitacionais terão regularização fundiária em Natal, na Grande Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Currais Novos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário