19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
Da redação
11/08/2017 16:14
Atualizado
13/12/2018 16:57

Ufersa fica em 6ª lugar no ranking de Transparência das universidades federais

Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) conquistou o 6° lugar nacional entre 63 instituições federais. Os resultados são oriundos de uma pesquisa sobre a eficiência das instituições no Serviço de Informação ao Cidadão.
Josemário Alves/MH

Foi divulgado nesta quinta, 10, o Ranking da Transparência das Universidades Federais no qual a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conquistou o 6° lugar nacional entre 63 instituições federais. Os resultados são oriundos de uma extensa pesquisa sobre a eficiência das instituições no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

No estudo, realizado pelo jornalista e mestre em Comunicação, Cristiano Alvarenga, foram considerados três critérios, em ordem decrescente: 1) As solicitações de informação atendidas pela universidade; 2) O tempo médio para resposta; e 3) As prorrogações no prazo de atendimento às questões.

Segundo o jornalista, o Ranking da Transparência visa premiar as boas práticas do serviço público e estimular mudanças nas instituições que não tenham dado o devido atendimento por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, já que de acordo com a “Lei de Acesso à Informação”, toda instituição pública deve disponibilizar ao cidadão as informações em até 20 dias, com possibilidade de prorrogação de 10 dias.

A liderança do Ranking ficou com a Universidade Federal de Fronteira do Sul (UFFS), seguida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A Ufersa foi a universidade federal melhor colocada do Rio Grande do Norte e a terceira do Norte/Nordeste.

Acesse aqui o Ranking da Transparência na íntegra.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário