23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
18/08/2017 07:40
Atualizado
14/12/2018 09:25

Assassino de pintor em Assú é condenado a 17 anos de prisão 6 meses após o crime

José Wilton da Silva foi condenado pelo homicídio de Jossier Walter, ocorrido em março deste ano. Tribunal do Júri Popular aconteceu nesta quinta-feira (17), na Comarca de Assú.
Divulgação/Polícia Civil-RN
O réu José Wilton da Silva foi condenado a 17 anos e 10 meses de prisão pelo assassinato do pintor Jossier Walter Ferreira, ocorrido em 1º de março deste ano no município de Assú, região do Vale do Açu. O Tribunal do Júri Popular aconteceu na Comarca de Assú nesta quinta-feira (17), e foi presidido pelo juiz Marivaldo Dantas de Araújo. José Wilson foi preso em 22 de março pela Polícia Civil e Militar de Assú.

Leia mais
"Extremamente perigosos", diz delegado ao prender suspeitos de matar pintor em Assú

O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu por crime de homicídio qualificado e pela corrupção de menor. As penas aplicadas foram de 16 anos e  seis meses pelo homicídio e 1 ano e quatro meses pela corrupção de menores, totalizando 17 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado.

A promotora de justiça  Tiffany Mourão Cavalari de Lima argumentou que José Wilton, com a ajuda de um menor, matou Jossier por motivo fútil depois de uma discussão. 

Na época do crime, o delegado Cidorgeton Pinheiro concedeu entrevista ao MOSSORÓ HOJE e explicou que os dois discutiram por conta de peças de uma motocicleta furtada que teriam sido utilizadas pela vítima.

O delegado afirmou que José Wilton teria pedido para Jossier guardar as peças de uma motocicleta furtada; no entanto, para alimentar o vício das drogas, Jossier acabou vendendo as peças, o que gerou a discussão.

O Ministério Público ofereceu a denúncia à Justiça em 6 de abril, recebida pelo magistrado na mesma data. A defesa prévia do réu ocorreu em 30 de maio. A primeira audiência foi realizada em 20 de junho e a segunda, com interrogatório em 27 de junho. As alegações finais do MP foram entregues em 11 de julho e as da defesa, em 24 de julho.

A prisão preventiva de José Wilton foi decretada em 16 de março e efetuada cinco dias depois da ordem judicial.

O defensor público titular de Assu, Rodolfo Penna preparou a tese de negativa de autoria e, alternativamente, em relação ao reconhecimento da participação de menor importância e exclusão das qualificadoras. Durante o julgamento, a defesa foi feita pelo defensor Serjano Marques Torquato Valle.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário