20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
Da redação
19/08/2017 08:57
Atualizado
13/12/2018 12:31

Semarh mostra quadro de colapso da Armando Ribeiro a senadora Fátima Bezerra

Detalhamento da situação hídrica do RN foi apresentado aos parlamentares do RN e de da Bancada Federal para dá suporte a um debate que vai acontecer quarta-feira, dia 23, no Senado Federal
Cezar Alves
Na manhã de hoje (18), o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, recebeu a senadora Fátima Bezerra, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do senado Federal, para apresentar um panorama, com detalhamento técnico, da situação hídrica do Estado.
 
Também participaram da reunião o Secretário Adjunto, Mairton França, o deputado estadual e Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Fernando Mineiro e o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro.
 
O objetivo do encontro foi o repassar, com detalhamento técnico, as informações que servirão de suporte para uma audiência que acontecerá em Brasília, na próxima quarta-feira (23), onde o Ministro Helder Barbalho vai apresentar um cronograma de andamento e finalização das obras do Eixo Norte do O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf).
 
Na ocasião foram apresentados dados sobre o quadro geral dos reservatórios, funcionamento dos sistemas adutores e como o estado está preparando para receber as águas da transposição. “Também mostramos a importância das obras emergenciais para evitar o colapso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a atual situação físico-financeira da Barragem de Oiticica” frisou Ivan Junior, que é ex prefeito de Assu e conhece bem a realidade da região.

A Barragem Armando Ribeiro está com menos de 20% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e é resposnável direto pelo abastecimento de pelo menos 600 mil habitantes e irrigação de uma área que se aproxima de 30 mil hectares.

É fundamental para o abastecimento humano e também para a economia regional. As outras barragens do RN também estão em situação crítica. A de Pau dos Ferros está totalmente seca. A de Apodi também está com menos de 20%. O Açude Itans, de Caicó, está praticamente seco. O de Acari, também está seco.
 
“A Semarh tem a apropriação técnica para embasar o debate sobre a importância da transposição para o Rio Grande do Norte” disse a Senadora.
 
“Durante a audiência do dia 23, a Semarh vai fazer uma apresentação, ainda mais detalhada, sobre a grave situação que se encontra o Estado. Vamos continuar nos articulando para cobrar e reivindicar a verba para garantir a continuidade de obras essenciais para a segurança hídrica, como o PISF e a Barragem de Oiticica”, finaliza o secretário.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário