19 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:04
ESTADO
Da redação
21/08/2017 07:12
Atualizado
13/12/2018 09:40

"Vai ser mais difícil as pessoas terem acesso à justiça", diz advogada sobre fechamento da Comarca de Governador

Em entrevista ao MOSSORÓ HOJE, Eliziane Carlos afirmou que fechamento da Comarca tratá outros problemas à população. Uma manifestação será realizada nesta terça (22), contra a extinção da Comarca.
Reprodução
A população de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar, realizará a partir das 8h desta terça-feira (22), um protesto contra o fechamento do Fórum do município, anunciado recentemente pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ao todo, 12 comarcas serão fechadas no Estado.

A Comarca de Governador será extinta. Os processos referentes àquela jurisdição serão instaurados no Fórum Municipal Silveira Martins, em Mossoró.

Segundo a advogada Eliziane Carlos, que está envolvida no movimento, o fechamento da comarca será prejudicial à população, pois vai dificultar o acesso da mesma à justiça. 

"O grande problema que eu vejo nessa questão do fechamento da comarca é o deslocamento das pessoas, as partes do processo, principalmente porque Governador é uma cidade muito grande em território, e é basicamente uma cidade ruralista, a maioria das pessoas mora em sítios, e para as pessoas irem para a cidade para ter audiência ou acesso à justiça de alguma forma, já é um problema, e a comarca sendo em Mossoró, vai ser muito mais difícil as pessoas terem acesso à justiça", explicou a advogada. 

Eliziane Carlos afirma também que outros problemas serão causados pelo fechamento da comarca. Segundo ela, hoje o principal contrato da Agência dos Correios do município é com a Comarca. Com o fechamento da mesma, corre-se o risco do Correios fechar. 

"Do mesmo jeito pode acontecer com o Ministério Público, o Cartório Eleitoral, provavelmente vai perder o Correios, o Banco do Brasil já está praticamente sem atividade, corre risco de fechar a delegacia, vai ser um efeito dominó, vai sair fechando tudo e a cidade vai ficar praticamente uma cidade fantasma, porque a sociedade vai ficar totalmente desassitida de serviços básicos", relatou Eliziane.

A advogada relata ainda que o Fórum de Mossoró não é de fácil acesso, por não estar localizado no Centro. Por conta disso, até mesmo as pessoas que moravam na zona urbana de Governador terão dificuldade de chegar até o serviço. 

"Se fosse pelo menos no Centro, seria um pouquinho mais fácil, e a gente está lidando com pessoas de escolaridade muito baixa, que não instrução, então até para pedir informação fica difícil, por isso o nosso descontentamento", disse.

Neste domingo (20), os moradores realizaram um protesto na praça do Mercado Central. Nesta terça, a movimentação será em frente ao Fórum. Segundo Eliziane, está sendo organizado uma ida da população até Natal, onde as pessoas participarão de uma audiência no Tribunal de Justiça para tratar o assunto.

Participam do protesto estudantes, professores, servidores, comerciantes, empresários, vereadores e sociedade em geral. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário