28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
VARIEDADES
Da redação
05/09/2017 09:07
Atualizado
13/12/2018 19:11

Estudantes do Eliseu Viana apresentam a peça "La Gitanilla" no Teatro Dix Huit Rosado

Escola é uma das 400 unidades contempladas o Projeto de Inovação Pedagógica, leva os alunos a melhorar dicção, desenvoltura, oratória entre outros aspectos das relações pessoais.
Incentivar as práticas educativas e culturais das escolas. Essa é uma das realidades que o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) vem proporcionando as instituições de Rede Estadual de Ensino desde 2015. Um bom exemplo disso vem do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV).

Localizada na cidade de Mossoró/RN, a escola foi uma das 400 contempladas com o PIP e, dentre as várias ações desenvolvidas, um grupo de teatro formado por estudantes realiza nesta terça (5) a apresentação da peça “La Gitanilla”, às 15h30 no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.

Os alunos, orientados pela professora de língua espanhola Alana Moura, formaram o grupo de teatro Hispanarte, que possibilitou trabalhar de forma interdisciplinar atividades que primem pelo desenvolvimento da dicção, desenvoltura, oratória entre outros aspectos das relações pessoais.


Sobre o espetáculo


O espetáculo “La Gatinilla” é baseado na obra clássica das novelas escritas pelo romancista espanhol Miguel de Cervantes, onde é retratado um amor possível entre uma cigana e um nobre, em uma época onde era forte a discriminação contra os ciganos.

A trama amorosa conta com pitadas de suspense, controvérsias e intrigas, contando com uma ambientação inspirada na Espanha do século 18.

“Durante a apresentação serão entrelaçadas três danças e duas músicas cantadas ao vivo pelos próprios alunos, tornando-a, assim, uma peça musical cheia de encantos”, descreveu a professora Alana Moura, coordenadora do grupo Hispanaete. Os ingressos para a peça podem ser adquiridos no CEIPEV.


Inovação Pedagógica


A Secretaria de Educação do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, com os recursos do acordo de empréstimo do Governo do RN com o Banco Mundial, já está realizando a terceira edição do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP).

Desde 2015, quase 400 escolas já foram contempladas, por sorteio, com o financiamento de ações que prezem pelo desenvolvimento da aprendizagem.

Até o final desta edição do PIP, o Governo do RN já terá investido mais de R$ 12 milhões nesses três anos de projeto, com recursos depositados direto nas contas das escolas.

“O grupo teatral é uma das onze ações que desenvolvemos na escola por meio do PIP, atividades que terão continuidade até o final deste ano. Entre essas atividades, temos a edição de um jornal escolar, a criação de um blog e a realização da nossa feria de ciências”, disse a diretora do CEIPEV, professora Evânia Gurgel de Lima.

O PIP fortalece os processos educacionais e de aprendizagem para os estudantes de 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As necessidades são identificadas pela própria escola e realiza intervenções com oficinas de produção de texto, de matemática, de informática, de música, de infraestrutura e de meio ambiente.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário