18 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:25
MOSSORÓ
Da redação
06/09/2017 09:03
Atualizado
14/12/2018 05:22

Universidades estudam implantação de parque tecnológico de energia solar em Mossoró

Proposta, de autoria da UFERSA, consiste na implantação de 20 mil painéis de energia solar na cidade. A energia seria usada pelas instituições e também por outras entidades.
Vitor Lunardi/UFERSA
Representantes das universidades estadual, federal, do semiárido e instituto federal do Rio Grande do Norte estudam a possiblidade de implantação de um parque tecnológico de energia solar no município de Mossoró. O assunto foi discutido em reunião realizada nesta terça-feira (5). 

A proposta foi apresentada pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e consiste na instalação de 20 mil painéis de energia solar através de uma parceria entre as instituições de ensino superior do município, que utilizariam metade da energia gerada, e outras entidades interessadas em participar do projeto, que fariam uso da outra metade.

Representante da UFERSA na reunião, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis Júlio César Rodrigues de Sousa apresentou a proposta e destacou o potencial de Mossoró para receber empreendimentos ligados à energia solar, sobretudo por conta das condições climáticas da cidade.

Conforme Júlio César, a UFERSA instalou, em outubro de 2016, uma usina solar, de dimensões menores do que a proposta, que atualmente produz 8% da energia consumida pela instituição. 

Em dez meses de operação, destacou, a usina resultou numa economia aproximada de R$ 100 mil para a universidade.

De acordo com o pró-reitor adjunto, a usina, que foi construída a partir de uma premiação no valor de R$ 1 milhão por parte do Ministério da Educação, também é utilizada em atividades voltadas à educação.

“Essa é uma proposta muito interessante não só para as instituições, mas para a sociedade como um todo também”, ressaltou o vice-reitor da UERN Aldo Gondim, que sugeriu a inserção da proposta na pauta de discussão da próxima reunião do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, para que sejam definidos novos passos necessários para viabilizar o projeto.

Também participaram do encontro representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao fim da reunião, foi criada uma comissão, com membros de cada instituição e da iniciativa privada, para dar continuidade às discussões sobre o tema.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário