28 MAR 2024 | ATUALIZADO 10:18
ESTADO
Da redação
08/09/2017 14:09
Atualizado
13/12/2018 07:12

Governo solicita desassoreamento do Rio Açu após constatar desvios de água

Em nota, governo informou que já solicitou o procedimento à Agência Nacional de Águas e Ministério da Integração. Desvios de água do rio estão prejudicando abastecimento em Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.
O Governo do Rio Grande do Norte solicitará à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Ministério da Integração o desassoreamento do Rio Açu, iniciando pelo trecho entre Alto do Rodrigues e Pendências, na região do Vale do Açu. 

Após vistoria técnica, o Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN) constatou o aprofundamento de canais que desviam água do leito natural do rio Açu para captação de produtores que atuam na área. 

Esse 'furto' está reduzindo a disponibilidade hídrica do sistema para as cidades de Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré. 

"Mesmo sendo prerrogativa da ANA apurar e tomar as medidas cabíveis para solucionar essa situação, o Governo do Estado está adotando providências para minimizar os efeitos do desabastecimento", explicou o governo em nota.

Ainda conforme o documento, na próxima segunda-feira (11) serão reunidos os usuários de água produtores da região do Vale do Açu e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica para, juntos, encontrarmos a melhor alternativa para dar continuidade ao abastecimento dos municípios da região.

Também serão reunidos os prefeitos das cidades atingidas pelo desabastecimento daquele sistema para iniciar as orientações a respeito da gestão da Operação Vertente (carros-pipa), que objetiva o abastecimento humano.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário