19 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:10
ESTADO
Da redação
11/09/2017 05:48
Atualizado
13/12/2018 07:30

Número de analfabetos no Rio Grande do Norte supera os 420 mil

Informação é da secretária estadual de Educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa. Governo lançará nesta terça (12), o programa RN Alfabetizado, visando zerar a taxa de quase 16% de analfabetismo do Estado.
Arquivo/Agência Brasil
O Rio Grande do Norte possui atualmente mais de 420 mil pessoas analfabetas - um percentual equivalente a 15,76% da população - que gira en torno de 3, 5 milhões, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação é da secretária de Educação e Cultura do Estado, a professora Cláudia Santa Rosa, e consta no Pacto pela Alfabetização dos Potiguares. 

"O RN ainda tem mais de 400 mil analfabetos. O Plano Estadual de Educação estabeleceu uma meta ousada de zerar a taxa de 16% em dez anos", afirmou a secretária.

De acordo com o documento, os 423 mil potiguares analfabetos têm idade de 15 anos acima.

A taxa de 15,76% do Estado representa praticamente o dobro da média nacional (7,95%), e apenas um ponto abaixo da média do Nordeste (16,16).

Santa Rosa explica que atualmente o governo do Estado trabalha em cinco projetos para erradicar o analfabetismo. 

Um dos projetos é o RN Alfabetizado, que será lançado nesta terça-feira (12), no auditório da Escola do Governo, em Natal. 

"Convido você a nos ajudar com o Programa RN Alfabetizado. Cidadãos, individualmente, poderão colaborar. Basta alfabetizar uma pessoa", conta. 

Logo estará no ar o portal www.rnalfabetizado.rn.gov.br. O projeto é desenvolvido através do Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa). 

"Precisamos de entidades, empresas, escolas, Poderes, municípios... engajados, cada um implementando as suas ações, colaborando como puder", conclui.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário