ESTADO

Número de analfabetos no Rio Grande do Norte supera os 420 mil

Foto: Arquivo/Agência Brasil
11 Set
08:48 2017
A+   a-
Da redação
O Rio Grande do Norte possui atualmente mais de 420 mil pessoas analfabetas - um percentual equivalente a 15,76% da população - que gira en torno de 3, 5 milhões, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação é da secretária de Educação e Cultura do Estado, a professora Cláudia Santa Rosa, e consta no Pacto pela Alfabetização dos Potiguares. 

"O RN ainda tem mais de 400 mil analfabetos. O Plano Estadual de Educação estabeleceu uma meta ousada de zerar a taxa de 16% em dez anos", afirmou a secretária.

De acordo com o documento, os 423 mil potiguares analfabetos têm idade de 15 anos acima.

A taxa de 15,76% do Estado representa praticamente o dobro da média nacional (7,95%), e apenas um ponto abaixo da média do Nordeste (16,16).

Santa Rosa explica que atualmente o governo do Estado trabalha em cinco projetos para erradicar o analfabetismo. 

Um dos projetos é o RN Alfabetizado, que será lançado nesta terça-feira (12), no auditório da Escola do Governo, em Natal. 

"Convido você a nos ajudar com o Programa RN Alfabetizado. Cidadãos, individualmente, poderão colaborar. Basta alfabetizar uma pessoa", conta. 

Logo estará no ar o portal www.rnalfabetizado.rn.gov.br. O projeto é desenvolvido através do Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa). 

"Precisamos de entidades, empresas, escolas, Poderes, municípios... engajados, cada um implementando as suas ações, colaborando como puder", conclui.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS