23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
13/09/2017 12:50
Atualizado
13/12/2018 11:01

Governo restringe captação de água na barragem Armando Ribeiro

Medida visa solucionar problemas nos municípios de abastecimento em Pendências, Macau e Guamaré, ocasionados por desvios de água do rio Açu.
Cézar Alves/MH
A partir das 21 horas desta quinta-feira (14), fica proibida qualquer captação de água, com excessão do abastecimento humano e animal, em determindo trecho da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú. O reservatório, maior do Estado, está com cerca de 16% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Segundo o governo, a medida será fiscalizada, com sujeito à penalidades a quem descumprir.

A ação é uma medida tomada em conjunto pelo Governo do Estado, Comitê da Bacia Hidrográfica e Agência Nacional de Águas (ANA) nesta quarta-feira (13), visando solucionar problemas de abastecimento na região do Vale do Açu.

Também como medidas para melhorar o abastecimento, o governo informou que será realizada reunião específica com os órgãos ANA, IGARN, IDEMA, CAERN, Comitê da Bacia Hidrográfica, usuários e prefeituras com o objetivo de estruturar, com a maior brevidade possível, a limpeza do Rio Açu.

Caberá ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio realizar, junto ao IGARN, ANA e Usuários de água, a revisão da Resolução sobre os usos da água atualmente em vigor.

A discussão sobre o assunto começou por problemas de abastecimento nos municípios de Pendências, Macau e Guarmaré. As cidades começaram a ter abastecimento agravado por conta de desvios de água feitos no rio Açu.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário