26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
POLÍCIA
Da redação
14/09/2017 20:37
Atualizado
13/12/2018 13:35

Acusados de matar açougueiro só por ser amigo de um inimigo serão julgados nesta sexta em Mossoró

Tentando matar Tiago Rodrigues, Wesley e Rafael balearam Lindicleide e Ubiratan. Executaram Mário Sérgio, por ele ser do Pirrichil e ser amigo do alvo da dupla: Tiago Rodrigues
Alcivan Villar/Fim da Linha
Mais um caso da guerra que já gerou dezenas de mortes entre gangues rivais da Favela do Pirrichil e Papôco, no Grande Alto São Manoel, em Mossoró-RN, chega às barras da Justiça Estadual para ser julgado pela sociedade mossoroense.

Nesta sexta-feira, 15, será julgado Wesley Patrick Ribeiro, de 22 anos, e Rafael Mariano Ribeiro, de 27 anos, pelo assassinato do açougueiro Mário Sérgio da Silva, crime este ocorrido às 21 horas do dia 30 de abril de 2016, no bairro Alto São Manoel.

Veja mais
Açougueiro perseguido e morto com tiros na cabeça no Alto São Manoel

 O caso foi investigado pelo delegado Rafael Arraes, da Divisão de Homicídios e Defesa da Pessoa, que, ao concluir as investigações, pediu a Justiça à prisão preventiva dos dois, considerando a futilidade do crime a possibilidade de acontecer outro.

Para o delegado que ouviu as testemunhas e juntou provas materiais no processo, não existe duvidas que a morte do açougueiro, que nunca se envolveu com crimes, foi motivada pela guerra estúpida entre marginais do Pirrichil e do Papôco.

Veja mais
Assassinato do açougueiro foi motivado por rixa entre Papoco e Pirrichil, diz polícia
 
Conforme apurou a Polícia Civil, que é onde se começa a se fazer justiça, a intenção da dupla era matar Tiago de Lima Rodrigues, porém este conseguiu se esconder. Os tiros que eram para Tiago, terminaram acertando Maria Lindicleide de Lima Pinheiro e Ubiratan Macedo de Freitas.

Na sequencia, Wesley e Rafael passaram a perseguir o açougueiro pela rua, conseguindo alcança-lo e mata-lo a tiros. Serginho, como era mais conhecido o açougueiro entre amigos, deixou mulher e filhos órfãos. A família e amigos pedem justiça.

Foto: Josemário Alves

Serginho morreu na calçada de casa, que fica perto do mercadinho onde trabalhava

O motivo que levou Wesley e Rafael a matar o açougueiro foi tão somente por que este era amigo de Tiago de Lima, o alvo que os dois não conseguiram matar na guerra estúpida entre Pirrichil e Papôco. Rafael pilotava a moto e Wesley estava de passageiro.

Tiago e Mário Sérgio são moradores do Pirrichil e Wesley e Rafael são moradores do Papôco. Segundo o delegado Rafael Arraes, esta guerra estúpica que já dura mais de dez anos já ceifou a vida de vários jovens, inclusive crianças que não tem como se defender.

Nesta sexta-feira, dia 15, os dois acusados vão sentar no banco dos réus, em Tribunal do Júri Popular presidido pela juíza Ana Claudia Segundo da Luz. Os trabalhos devem começar às 8 horas, com o sorteio dos sete jurados que vão compor o Conselho de Sentença.
 
Para que os sete jurados entendam o conteúdo do processo, o promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro foi escalado pelo Ministério Publico Estado para fazer a denúncia em plenário. Com base no processo, deve pedir condenação por homicídio duplamente qualificado.
 
Como os réus negam terem cometidos os crimes, os advogados de defesa José Galdino da Costa e Marcos Fernando Alves de Lara, deve sustentar a tese de negativa de autoria. Só não vão seguir esta tese de defesa, se os réus mudarem o depoimento.
 
Antes de começar os debates entre promotor de Justiça e advogados dos réus, a juíza Ana Claudia Secundo da Luz deve interrogar as testemunhas/vítimas Tiago de Lima Rodrigues, Maria Lindicleide de Lima Pinheiro e Ubiratan Macedo de Freitas.
 
Assim como deve interrogar também em plenário, antes de começar os debates, os réus Wesley Patrick Ribeiro, que se diz agricultor, e Rafael Mariano Ribeiro, que se classifica como abatedor. Os dois terão a chance de falar diretamente com quem vai julga-los.
 
O júri não tem horário previsto para ser concluído.
 
Nova pauta

Este é o último julgamento desta pauta. Logo na próxima semana o juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros já vai está começando os trabalhos da próxima pauta de julgamento, que está previsto para começar no dia 19 de setembro.

Nesta próxima pauta, estão agendados júris nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de setembro. Segue no dia 02, 04, 05, 06, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27, 30 e 31 de outubro.  Serão 25 processos levados a julgamento. O Mossoró Hoje vai mostra cada um destes casos.

E o juiz Vagnos Kelly ainda projeta outra pauta do Tribunal do Júri para os meses de novembro e dezembro próximo. O esforço do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual é para atingir a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça de julgar 80 processos em 2017.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário