25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
NACIONAL
Da redação
16/09/2017 17:02
Atualizado
14/12/2018 04:49

Ministério da Saúde estuda retirar insulina do programa Farmácia Popular

Insulina pode ser retirada do Aqui Tem Farmácia Popular, caso o preço pago pelo produto não seja reduzido.
Agência Brasil
O Ministério da Saúde estuda retirar a insulina do programa Aqui Tem Farmácia Popular, caso o preço pago pelo produto não seja reduzido. 

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a medida faz parte de uma estratégia da pasta para restringir o orçamento do programa, criado durante o governo petista e que beneficia uma média de 9,8 milhões de pessoas. 

Pela proposta a que o jornal teve acesso, a distribuição do produto passará a ser feita somente nos postos de atenção básica caso não haja uma redução nos valores pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias. 

Estimativas de mercado indicam que 30% do acesso à insulina no Brasil é feito por meio das farmácias credenciadas ao programa.

O ministro Ricardo Barros afirmou que a pasta paga pela unidade do produto distribuída no Farmácia Popular R$ 27,70, quase três vezes mais do que é desembolsado para o produto distribuído na rede pública R$ 10.

"O objetivo é sensibilizar os parceiros para diminuir essa diferença de custo e ampliar a oferta de medicamentos", justificou Ramos.

Porém, caso não haja entendimento quanto aos valores, a insulina não será mais distribuída pelo programa.

Estão incluídos no Aqui Tem Farmácia Popular 42 produtos. Do total, 26 medicamentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos de forma gratuita. Para os demais produtos, os descontos chegam a 90%.

Com informações O Estado de S. Paulo

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário