25 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:33
MOSSORÓ
Da redação
19/09/2017 13:21
Atualizado
13/12/2018 23:47

Bayer desenvolve em Mossoró cebola que não faz chorar e com sabor adocicado

A "Dulciana" é a grande aposta do agronegócio brasileiro. A variedade desenvolvida pela multinacional alemã possui menos ácido pirúvico, que é o responsável pelo ardor nos olhos.
Divulgação/Bayer
Acabou o "chororô" na cozinha. Uma cebola de sabor mais suave e que não arde os olhos é a grande novidade que chega ao comércio brasileiro. 

A Dulciana é a grande aposta dos produtores para impulsionar às vendas em meio à crise econômica. 

A variedade começou a ser produzida há um ano em Mossoró, Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e por último em São Paulo. 

A safra é resultado de uma pesquisa de 23 anos da multinacional alemã Bayer. 

A empresa conseguiu chegar à nova cebola através da associação de diversas variedades de cebola disponíveis no mercado, com base na avaliação de características como mais açúcares, menos acidez e menos enxofre. 

Ela também tem raízes e folhas mais fortes, com maior resistência a doenças, e baixa pungência - sabor mais suave com menos ardência.

"Tem menos ácido pirúvico, responsável pela pungência – ardor (que faz os olhos lacrimejarem). Não faz chorar.  Na cozinha: ótima opção para salada, grelhada e até mesmo para crianças, pois ela tem sabor suave", explicou a multinacional. 

"Depois que fizemos os cruzamentos com as cebolas já existentes, avaliamos os índices de produtividade e resistência à doenças, como a raiz rosa, por exemplo. Não bastava ser mais suave, precisava ter algo a amis para ser rentável", afirma Joelson Freitas, especialista em cebolas na Bayer.

Ainda conforme a empresa, a nova cebola apresenta produtividade alta, pois apenas um produtor pode tirar até 90 toneladas de cebolas por hectare. 

No Nordeste pode ser plantada durante o ano inteiro. Por conta do clima, em São Paulo é plantada uma vez por ano. 

No início do mês, a Bayer informou que a cebola deve chegar ao mercado nos próximos dias. 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário