28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
21/09/2017 13:58
Atualizado
13/12/2018 15:12

Após 10 anos de desmandos, Felipe Guerra comemora emancipação política em novos ares

Com pouco mais de 7 mil habitantes, município protagonizou forte mudança de conjuntura política em 2012 através das denúncias que resultaram na Operação Ave de Rapina e que afastou o ex-prefeito Bráz Costa.
Santana Notícias
Depois de mais de uma década vivenciando desmandos, o município de Felipe Guerra, que tem pouco mais de 7 mil habitantes, protagonizou uma forte mudança no âmbito administrativo em 2012, com a chegada ao poder do atual prefeito Haroldo Ferreira. Nos dias atuais, vivencia um quadro totalmente diferente de 10 anos atrás, quando faltava até o essencial a população. 

O município transportava os estudantes em carros que funcionavam à gás GLP. A Prefeitura Municipal não tinha veículos. A documentação era toda misturada e isto quando existia. A cidade tinha problemas graves na saúde, educação e limpeza pública.

Inúmeras denúncias de desvios de recursos públicos resultaram na Operação Ave de Rapina, que levou à prisão o ex-prefeito Brás Costa. Ao se aproximar dos 5 anos de gestão de Haroldo Ferreira, o quadro administrativo e estrutural no município é totalmente diferente.

As escolas voltaram a funcionar. Os estudantes têm a merenda regular e também transporte escolar digno. São ônibus, que fazem o translado das crianças com segurança. O Hospital Municipal tem médico e medicamento. As casas de taipas foram substituídas por alvenaria.

O serviço de limpeza pública foi regularizado e os investimentos ampliados na área de infraestrutura. Um exemplo é o calçamento do acesso ao brejo. Unidades de saúde foram construídas tanto na cidade como na zona rural. Outras foram recuperadas.

Escolas também foram recuperadas, assim como a própria Prefeitura Municipal, que chegou a desabar. A população reconheceu os avanços.



Neste dia 18 de setembro, o município de Felipe Guerra, teve o que comemorar nos seus 54 anos de emancipação política e administrativa. Na companhia da primeira dama Girlene Ferreira, Haroldo Ferreira comandou a festa pública.

“A população se envolveu nos festejos. Muitas pessoas das cidades vizinhas vieram para Felipe Guerra nestes dias para prestigiar a festa, sobre maneira muitos cidadãos desta terra que estão morando em outras cidades, como Mossoró e Natal”, destaca o prefeito.

No desfile cívico, uma demonstração da comemoração do povo de Felipe Guerra. A festa começou no dia 13 e foi concluída no dia 18 de Setembro de 2015.



A História
O processo da alforria política de Felipe Guerra junto ao município de Apodi teve seu inicio em 17 de dezembro de 1953, o povoado tornou-se município através da Lei nº 1.017, o que durou apenas um ano. Em 1954, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a lei foi anulada e a localidade voltou à condição de povoado.

O desmembramento de Apodi só aconteceria definitivamente no dia 18 de setembro de 1963, pela Lei nº 2.926. O novo município recebeu o nome de Felipe Guerra, numa homenagem ao bacharel em Direito Felipe Neri de Brito Guerra, filho do município de Campo Grande e líder da região.

Nasceu em 26 de maio de 1867. Formou-se na Faculdade de Direito do Recife, em 1890. Em 1891 foi Promotor em Apodi, sendo nesse mesmo ano eleito Deputado ao primeiro congresso constituinte do Estado.

Em novembro do mesmo ano, nomeado secretário da "Junta Governativa" em Natal. Eleito em 1892 deputado ao segundo congresso constituinte do Estado. Em agosto de 1892 foi nomeado Juiz de Direito de Macau.

Em 1909 foi designado como Juiz de Direito da comarca de Mossoró. Em 1918 foi nomeado Desembargador para o Superior Tribunal de Justiça, sendo em 1922 designado para o cargo de Procurador Geral do Estado.

Com informações Santana Notícias

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário