26 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:53
MOSSORÓ
Da redação
23/09/2017 08:55
Atualizado
14/12/2018 08:29

UFERSA realiza evento sobre a importância da produção de energia solar

Pesquisadores e estudantes vão fazer exposições e debater nos dias 26 e 27 deste mês sobre Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa – promove, nos dias 26 e 27 de setembro, o II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação. A produção de energia solar, tanto residencial como industrial, na região Nordeste, é muito promissora, diante da quantidade materia prima (sol) e principalmente os custos elevados com contas de energia e a nova legislação, que facilita estoque de créditos nas linhas de transmissão das operadoras.

O evento tem como proposta estimular a construção do conhecimento técnico-científico sobre energia solar fotovoltaica; ampliar as discussões sobre novas tecnologias disponíveis para a implantação de usinas solares fotovoltaicas; assim como envolver a comunidade da Ufersa e de Mossoró no processo de discussão sobre a produção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental.

O Workshop vai acontecer no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec – e na Usina Solar da Ufersa.

As inscrições podem ser realizadas via SIGAA e seguem até o dia 25 de setembro. O evento é gratuito para técnicos-administrativos e docentes da Ufersa e custa R$10,00 para discentes e R$ 20,00 para profissionais.

A programação do dia 26 de setembro tem início às 7h30, no Auditório da Proec, com o credenciamento dos participantes e conta com apresentações sobre as seguintes temáticas: “Histórico de geração e taxa de desempenho da Usina Solar da UFERSA” (professor da Ufersa, Ednardo Pereira da Rocha), “Potenciais pesquisas na área de energia solar fotovoltaica” (professor da Ufersa, George Ribeiro) e “Inovação e Empreendedorismo no Semiárido” (Administrador e Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da Ufersa, Júlio César Rodrigues de Sousa).

As explanações serão seguidas de uma mesa-redonda que visa discutir as oportunidades e os desafios para a implantação de um parque tecnológico na Ufersa com representantes das universidades, dos governos e das empresas.

O primeiro dia do evento se encerra com a Palestra Magna do Dr. Carlos Ganem, Coordenador do prêmio de inovação da FINEP e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira – AEB. Na agenda do dia 27, ocorrerá, das 7h30 às 12h, uma visita técnica à usina solar fotovoltaica da Ufersa.

Acessa a Página da Usina Solar da Ufersa e conheça mais sobre essa iniciativa.

Em Mossoró, algumas empresas já estão habilitadas para instalar placas de produção de energia solar nas residências, jogar na rede elétrica da COSERN, gerar créditos e reduzir a conta de energia em até 95%. É caso da H&B Soluções energéticas (veja AQUI), dos engenheiros eletricistas Isaú Balbino e Moisés Honorato Neto, graduados e atualmente mestrando na própria UFERSA.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário