19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:06
MOSSORÓ
Da redação
27/09/2017 13:42
Atualizado
13/12/2018 16:55

Uern vai oferecer graduação à distância para policiais, bombeiros e agentes penitenciários

Será o curso de Tecnólogo em Segurança Pública, ideia que partiu da secretária Sheila Freitas. A ideia é abrir turmas com 200 vagas cada, com entradas a cada três ou seis meses.

Representando o reitor Pedro Fernandes, o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Francisco Dantas, levou à secretária estadual de Segurança Pública, Sheila Freitas, na manhã desta quarta-feira(27), a resposta de que a UERN irá atender à solicitação da Sesed e oferecer curso de graduação de tecnólogo em Segurança Pública, para capacitar servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Itep e Sejuc.

“Nossa intenção é dotar os agentes de segurança de capacitação intelectual, através da oferta de cursos de graduação. Entendemos que isso, além de estimular a permanência desses servidores na instituição à qual pertencem hoje, vai melhorar o serviço prestado à população na área de Segurança Pública”, comemorou a secretária.

Sheila Freitas estima que um universo de mais de 15 mil servidores irá se beneficiar dessa parceria com a UERN, que abrangerá a oferta de outros cursos, inclusive os obrigatórios para a progressão de carreira dentro das Polícias Militar e Civil.

No entanto, a primeira meta é oferecer graduação aos agentes de segurança que ainda não a tem. A secretária estima que são entre três a quatro mil policiais, bombeiros, agentes penitenciários e servidores do Itep.

O diretor Francisco Dantas apresentou à secretária uma comissão de professores e técnico administrativo que, coordenada pelo Prof. Me. Carlos Sérgio Gurgel, do curso de Direito do Campus de Natal, vai se reunir com representantes das Polícias Militar e Civil, designados pela Sesed, para elaborar a grande acadêmica do curso, que será oferecido no sistema de Ensino à Distância.

“Essa ideia surgiu de conversas que tive com policiais que trabalham comigo e manifestaram desejo de ter uma graduação, pois isso ajuda na progressão da carreira. No entanto, eles sempre alegaram falta de tempo e/ou de dinheiro. Através dessa parceria com a UERN, podemos resolver esses dois problemas, ofertando a graduação através de nossa Universidade e no sistema de EAD”, explicou a secretária.

O curso de tecnólogo em Segurança Pública deverá ter duração máxima de três anos e, segundo o professor Carlos Sergio, no que depender da UERN, a primeira turma vai começar no primeiro semestres de 2018. 

A ideia é abrir turmas com 200 vagas cada, com entradas a cada três ou seis meses.

“Estamos engajados nisso e acreditamos que a UERN dará uma contribuição importante para que a Segurança Pública do RN tenha um grande ganho de qualidade, através da qualificação de seus agentes”, garantiu o professor Carlos Sergio.

O diretor do Campus de Natal reforçou que o CaN está se articulando para se tornar um pólo de Ensino à Distância e que vai envolver nessa parceria com a Sesed toda a UERN, para alcançar servidores da Segurança Pública em todas as regiões do Estado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário