28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
MOSSORÓ
Da redação
28/09/2017 12:50
Atualizado
13/12/2018 09:54

Vereadores encontram material vencido em farmácia de UPA em Mossoró

Segundo o vereador Petras Vinícius, foram visitadas 10 UBS essa semana. "Não tem estrutura mínima". O vereador relatou que detectou a falta até de soro na UPA do Alto de São Manoel.
Reprodução
Os vereadores Genilson Alves, Isolda Dantas, Petras Vinícius, Raério Araújo e Ozaniel Mesquita estão fazendo o que eles chamam de “Marcha pela Saúde”, visitando as UBS, UPAS e CRAS instalados no município de Mossoró.

“Encontramos material vencido na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento do Alto São Manoel”, denuncia a vereadora Isolda Dantas.

Petras narrou que a "Marcha pela Saúde" começou há poucos dias, atendendo ao chamamento da população.

Segundo ele, foram visitados 10 UBS. “Não tem estrutura mínima. Deveria ter internet para marcação de consulta. Não tem. E a UBS que tem, quem paga são os servidores. Não tem medicação e a estrutura dos prédios é precária”, diz o vereador.

O que é mais grave, segundo Petras Vinícius, é que não existe da parte do Poder Executivo um planejamento para resolver as falhas graves na saúde de Mossoró.

“Não existe planejamento se quer para resolver a questão da ortopedia. Fala-se com relação a cirurgia eletiva, mas não existe um prazo definido e nem como isto vai acontecer”, acrescenta.

Com relação a UPA do Alto São Manoel, a vereadora Isolda Dantas disse que o problema foi detectado pelo vereador Petras Vinícius na noite desta quarta-feira, 27.

“O vereador foi na UPA pedir para averiguar a pressão. Ele não estava se sentindo bem. Quando chegou lá, ficou sabendo que não tinha se quer soro para tratar os pacientes”, diz Isolda.

Na manhã desta quinta-feira, os vereadores foram inspecionar a unidade, como forma de garantir melhores condições de trabalho para os servidores principalmente atendimento de qualidade a população. Na hora que chegamos, chegou também uma caixa de soro, com 7 unidades de um tipo de soro e 9 unidades de outro tipo de soro.

“Este soro não dá nem para afazer os atendimentos desta quinta-feira, quanto mais do final de semana. Na Farmácia, a vereadora Isolda disse que encontrou material/medicamentos vencidos. É muito calamitosa a situação das UPAS e também das UBS, destaca a vereadora. “É um quadro que venho denunciando na Tribuna da Câmara”, acrescenta Raerio Araújo.

Veja mais
Vereador Raério Araújo diz que suspender cirurgias eletivas é um crime contra a vida

Além da UPA, os vereadores também constataram o descaso com o CRAS e o Centro de Apoio e Controle da Obesidade e o que viram foi de “causar horror”.

Não tem ASG e quem está fazendo a limpeza são os professores e os usuários. Quem compra a água é também os servidores. É uma situação de humilhação para o servidor e descaso com o cidadão”,diz.

“A situação está deplorável”, finaliza a vereador.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário