19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
Da redação
29/09/2017 17:05
Atualizado
13/12/2018 09:52

Programação do Outubro Rosa começa quarta-feira, dia 4, em Areia Branca

Na ocasião será ministrada uma palestra para servidores que atuam em postos de saúde do município, alertando-os sobre a necessidade do diagnóstico precoce para a cura da doença.

Na próxima quarta-feira, 4, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) iniciará a programação do Outubro Rosa, com uma palestra na Câmara Municipal de Areia Branca, às 9h.

A atividade é voltada para servidores das Unidades Básicas de Saúde, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, servidores da assistência social, demais profissionais da área que possam atuar como multiplicadores e para a sociedade em geral.

Essa será a primeira ação externa promovida pela AAPCMR durante o Outubro Rosa.

O tratamento oncológico em Mossoró é prestado pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) nas unidades I e II, instaladas, respectivamente no Abolição III e na Praça dos Hospitais, no Centro. 

Por mês, são feitos mais de mil atendimentos, sendo que 700 aplicações de químioterapia, 150 procedimentos cirúrgicos e 150 aplicações de radioterapia. Estes números são de 2016 e em 2017, segundo o diretor geral da LMECC, tem aumentado substancialmente.

A LMECC atende pacientes de todas as cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte e também da região litorânea, como Areia Branca, onde serão ministrados palestras para os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce para tratar e curar o câncer, bem como incentiva aos portadores da doença enfrenta-la ativamente, com apoio da família e amigos.

Dentro da política de gestão da nova administração da LMECC, está um trabalho de aproximação aos gestores da região Oeste, para agilizar a realização dos exames, fechar os diagnósticos e iniciar o tratamento do paciente da forma mais confortável possível.

No caso da campanha Outubro Rosa, o objetivo da AAPCMR é ressaltar a importância de procurar atendimento médico periodicamente, oportunizar às mulheres o acesso à informação para favorecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e promover o conhecimento necessário para buscar seus direitos e o tratamento adequado junto ao serviço de saúde.

Dentro dessa perspectiva, a campanha local visa reforçar o tema abordado nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), #PacientesNoControle: Atitude Exige Coragem.

A temática busca incentivar pacientes e familiares a enfrentarem a doença ativamente.

Com esse intuito, em Mossoró serão realizadas palestras em empresas, instituições públicas, entidades filantrópicas e blitzen com distribuição de laços rosas, que simbolizam a campanha. Também haverá um desfile, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), e uma caminhada.

 

Funcionários da AAPCMR participam de palestra

Antes de levar a programação ao público externo, a AAPCMR promoveu, na manhã de hoje, uma palestra para os seus funcionários.

Na oportunidade, a enfermeira Keylla Duarte abordou questões como fatores de risco, importância do diagnóstico precoce e os direitos das pacientes junto ao serviço de saúde. A profissional também falou sobre a saúde do útero. Além disso, ela lembrou que, embora o câncer de mama seja mais comum nas mulheres, os homens também estão sujeitos a desenvolver a doença.

Ao longo do Outubro Rosa, essas informações serão repassadas para diferentes públicos e as empresas, instituições públicas e demais entidades que quiserem solicitar palestras voltadas aos seus colaboradores podem entrar em contato com a Associação, através do telefone (84) 98899-7214 ou 3316-0871.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário