19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:48
MOSSORÓ
Da redação
29/09/2017 17:59
Atualizado
14/12/2018 09:06

Deputado fiscaliza e elogia leitos contratados pela SESAP no Hospital Wilson Rosado

Foram contratados dez leitos de UTI e 5 leitos de enfermaria de suporte no HWR, que lotou logo no primeiro diz que foi aberto; Foram internados os pacientes que estavam com decisão judicial.
O deputado Manoel Cunha Neto visitou nesta sexta-feira, dia 29, o Hospital Regional Tarcísio Maia e também o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

No HRTM, conversou com o diretor geral Jarbas Mariano, e no HWR conversou com o proprietário Bernardo Rosado. "Fiquei muito contente com a estrutura contratada e principalmente com as vidas que serão salvas", destaca o deputado.
 
“Atuei forte para acontecer esta contratação de leitos de UTI para os pacientes do HRTM lá no HWR e vim ver como está sendo esta transferência de pacientes”, diz o deputado Manoel Cunha Neto. Ele mostra que a regulação está sendo feita pelo HRTM, mas a partir de novembro será feita por uma Central de Regulação de leitos do SUS que será instalado na sede do SAMU Mossoró.
 
Sousa, como é mais conhecido o deputado do PHS, explicou que havia uma demanda muito grande de pacientes precisando de UTI no HRTM há vários meses. Alguns acionaram a Justiça e outros aguardavam em fila abrir vagas nos leitos já contratados pelo SUS.  

 
Segundo o deputado, o HRTM já deveria ter 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica e 36 novos leitos de enfermaria, desde 2013, porém as obras que começaram em 2012 não foram concluídas pela empresa contratada por falta de pagamento por parte do Estado.

Até hoje o empresário Marcos Limeira, desta obra, não recebeu pelos serviços feitos no HRTM.
 
A atuação do deputado tem sido junto à Secretaria Estadual de Saúde para concluir esta obra. Ele alocou os recursos no Orçamento Geral do Estado em 2015 na ordem de R$ 1,9 milhão, porém estes recursos não foram aplicados, pois haviam muitos entraves burocráticos que não permitiram a conclusão da ampliação do HRTM, melhorando assim o tratamento dos pacientes da região.
 
O deputado realizou debates sobre o assunto e despertou a atenção do Conselho Regional de Medicina, que ingressou com ação na Justiça Federal para o HRTM será ampliado. Despertou também a atenção da Maçonaria, que se antecipou e abriu os 36 leitos de enfermaria no HRTM, através de uma campanha junto aos membros da maçonaria e também de empresários locais.
 
O CREMERN também pediu a Justiça Federal, na ação, que o Estado contratasse dez leitos de UTI em caráter de urgência até que as obras de ampliação do HRTM sejam concluídas, possivelmente em março de 2018. O pedido do CREMERN foi atendido.

 

A Sesap publicou esta semana o contrato no Diário Oficial do Estado, oficializando a contratação dos leitos no HWR. Além dos dez leitos de UTI, também foram contratados 5 leitos de enfermaria, para ficar de apoio a UTI.
 
“Conheci a estrutura e posso assegurar que é muito boa no Hospital Wilson Rosado. Os leitos de enfermaria têm a mesma estrutura dos leitos de UTI”, diz o deputado, acrescentando que a unidade já está em pleno funcionamento.
 
Os 10 leitos de UTI e alguns de enfermaria lotaram logo no primeiro dia. A direção do HRTM optou em internar nos leitos os pacientes que estavam com decisão judicial obrigando. Os demais leitos foram preenchidos pelos pacientes que estavam aguardando vagas no HRTM.

 

“A contratação dos novos leitos já está salvando vidas, já estão permitindo, como pude observar, um melhor tratamento também a quem fica no HRTM. Desafogou”, diz Sousa, que conversou com o direitor Jarbas Mariano sobre o assunto.
 
Sousa finalizou dizendo que vai continuar atuando forte junto ao Governo do Estado no sentido de concluir a ampliação do HRTM dentro do prazo previsto, março de 2018.

"Vamos voltar ao governo, e vamos novamente ter uma conversa com o secretário George Antunes, no sentido de nos colocar a disposição para esta obra ser concluída dentro do prazo", garante o deputado.

Oncologia e obstetrícia

O deputado Sousa também tem se mostrado atento a outras unidades de saúde de Mossoró, que atende a população da região, como as unidades I e II da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, bem como o Hospital Maternidade Almeida Castro.

“Já estivemos na Maternidade Almeida Castro e ficamos encantados com a estrutura neonatal que funciona lá com 50 leitos. Não tenho dúvidas que salva muitas vidas. Mais recentemente, estivemos na oncologia e também encontramos um trabalho bem feito”, destaca.

Nos dois casos, porém, segundo Sousa, “carece de apoio da classe política, especialmente os prefeitos da região. A Oncologia, por exemplo, presta um serviço de primeiro mundo em radiologia, mas as pessoas estão indo para Natal, gastando mais e sofrendo mais”, diz.

Através de sua assessoria, o deputado está articulando com os prefeitos da região para firmar parcerias com a oncologia de Mossoró para agilizar a realização de exames, a finalização dos diagnósticos para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
 
Veja mais
Deputado enaltece serviços prestados pela Liga do Câncer em Mossoró
Prefeitos do Oeste do RN sinalizam apoio a Liga do Câncer em Mossoró

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário