24 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:34
ESTADO
Da redação
05/10/2017 07:53
Atualizado
14/12/2018 08:52

'Governo aguarda liberação de empréstimo para quitar salário dos servidores', afirma Robinson

O governador do RN explicou à imprensa mossoroense que está fazendo o possível para pagar os servidores o mais rápido possível; empréstimo foi aprovado pela Assembleia Legislativa e aguarda trâmites burocráticos.
Valéria Lima | MH
O governador Robinson Faria informou nesta quarta-feira (4) que está aguardando a liberação da operação de crédito, da Caixa Econômica Federal, para colocar os salários dos servidores estaduais em dia – que estão em dois meses de atraso. A declaração foi dada à imprensa durante passagem do chefe do executivo estadual por Mossoró.

Robinson explicou que o empréstimo, aprovado em unanimidade pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, semana passada, foi garantido pelo presidente Michel Temer durante reunião em Brasília.

“Estive em Brasília várias vezes, em audiência com Temer e com o ministro Henrique Meireles, com presidentes do Banco do Brasil e Caixa, buscando caminhos para colocar o salário dos servidores em dia”, afirmou Robinson.

Segundo o governador, os problemas para pagar o servidor resultam de uma medida do próprio presidente. 

Ele explica: “Temer deu rolagem de dívida para vários estados do Brasil que deviam a União. Isso beneficiou os estados que mais deviam como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O RN não tinha 0,06% de dívida com a União. É penúltimo em débito com a União. Por conta disto, essa medida de Temer não atingiu no RN”.

Robinson afirmou que os estados do Sudeste são responsáveis por 60% da dívida da União e os estados do Nordeste por apenas 4%. Então, segundo ele, com a medida de Temer, o Nordeste estava sendo penalizado.

“Quem devia foi privilegiado e quem não devia saiu prejudicado. Começamos uma briga de bastidores”, disse.

A partir daí, foram realizadas audiências entre Temer e os governadores dos estados nordestinos. Foi então que, “o presidente se sensibilizou”, conta Robinson.

“Em audiências com Temer surgiu a possibilidade da operação de crédito para que o Estado possa realizar os investimentos e sobre os recursos. Ainda não sei o valor exato que vai sobrar, mas é equivalente a dois meses de folha. Espera que sobre dinheiro suficiente para pagar duas folhas e assim botar os salários em dia”, explicou Faria. 

O governador disse ainda que o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, está em Brasília, e só deve retornar ao RN quando tiver uma solução para a questão do salário dos servidores. “É um dinheiro para pagar a folha”, concluiu Robinson sobre a operação de crédito.

Deputados aprovam pedido de empréstimo do Governo do RN no valor de R$ 698 milhões

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o pedido de empréstimo de R$ 698 milhões do Governo do Estado à Caixa Econômica Federal. A votação aconteceu durante a sessão plenária desta quinta-feira (21). 

Segundo o governo, os recursos servirão para investimentos em segurança, saúde e saneamento. E, conforme, Robinson, ainda serão usados para quitar folha de pagamento.

Todos os deputados presentes na sessão votaram a favor do pedido de empréstimo. A crise financeira vivida pelo estado foi a justificativa.

O empréstimo de 698 milhões de reais que o governo do estado quer fazer com Caixa Econômica Federal deverá ser parcelado em doze anos e só deve começar a ser pago dois anos depois da liberação do recursos. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário