20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
Da redação
06/10/2017 08:40
Atualizado
14/12/2018 10:06

Líderes de assalto a bancos presos pela PF são condenados pelo assassinato do presidente do PT

Segundo a polícia, a quadrilha também é suspeita de assaltar bancos em Santana dos Matos, Florânia, Umarizal, Caraúbas e Touros, no RN; e de Ingá e Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba.
Divulgação/PF-RN
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (5), o líder de uma quadrilha de assaltos a agências bancárias, que atuava nos estados do Nordeste. Os dois são condenados também pelo assassinato do jornalista Edinaldo Figueira, presidente do PT da Serra do Mel, em Abril de 2011. No Rio Grande do Norte, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Assú, Natal e Lajes.

Os líderes do banco estavam escondidos nas cidades de Surubim e Santa Cruz do Capibaribe, ambos em Pernambuco. Nestas cidades do Pernambuco, foram presos caraubenses Ranielly Brito de Azevedo e Rafânio Brito de Azevedo (foto abaixo), ambos com ramificações familiares na Serra do Mel. 

Foto: Icem Caraúbas

Rafanio e Raniele Azevedo, condenados a 23 anos cada pelo assassinato de Edinaldo Filgueira, na Serra do Mel

Apontados pela PF como lideres da quadrilha que explodiam bancos, Raniely e Rafânio também são condenados a 23 anos de prisão cada por matar o então presidente do PT da Serra do Mel, jornalista Edinaldo Figueira, em 15 de junho de 2011.

Também por este mesmo crime, tem outras seis pessoas condenadas e uma aguarda julgamento. 
Abinadab Ismael Nunes Pereira
Francisco Fábio Ferreira
Paulo Ricardo da Costa
Daniel dos Santos Azevedo 
Marcélio de Sousa Moura
Cícera Soares da Costa (aguarda julgamento)

A Polícai Federal informa que as ações aconteciam sempre na madrugada e, além das instituições bancárias, os destacamentos da Polícia Militar também eram violentamente atacados. 

Foram cumpridos 5 mandados de prisão: Natal (2), Assu/RN e Lajes/RN e 1 em Surubim/PE, além de 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal (2), Santa Cruz do Capibaribe/PE (2), Lajes/RN (1) e Assu/RN (1).

Durante o cumprimento dos mandados, um acusado foi encontrado de posse de um revolver e preso em flagrante. 

Iniciada há nove meses, a investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT), teve seu início após o assalto praticado contra a agência do Banco do Brasil de Lajes, no final de janeiro deste ano, sendo apurado, em sequência, outros roubos contra as agências de várias cidades, como: Florânia, Umarizal, Caraúbas, João Câmara, Santana do Matos e Touros, todas no Rio Grande do Norte, além de Ingá e Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba.

Assaltos 
O assalto a banco do Brasil de Lajes aconteceu em janeiro deste ano; Em fevereiro, o banco de Umarizal foi alvo de bandidos; Em março, o de Caraúbas. Agências de João Câmara, Santana dos Matos e Touros foram os últimos alvos. 

O modus operandi dos bandidos é sempre o mesmo. Invadem a cidade pela madrugada, quebram as portas de vidros dos bancos e explodem os caixas eletrônicos usandos explosivos. Em seguida, fogem, muitas vezes, efetuando tiros para cima com o intuito de amendrontar a população e principalmente a polícia. Em alguns casos, os bandidos atiram contra a base da Polícia Militar e Civil. 

Foge pelas RNs deixando como rastro apenas grampos espalhados pelas estradas, justamente, para dificultar uma possível perseguição por parte da polícia.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário