26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
Da redação
09/10/2017 12:09
Atualizado
14/12/2018 08:51

Sede nova da Câmara representa economia de R$ 360 mil por ano ao contribuinte

Nova sede ficará localizada em frente ao prédio da Polícia Federal, no bairro Nova Betânia. O valor total da obra ainda não foi levantado pelos engenheiros e arquitetos da Prefeitura. Veja como vai ficar a Câmara!

Na manhã desta segunda-feira (9), a Prefeitura Municipal de Mossoró apresentou o projeto arquitetônico para a construção da sede própria da Câmara Municipal, em reunião no Palácio da Resistência.

O legislativo mossoroense funciona atualmente num prédio alugado no Centro de Mossoró por R$ 30 mil reais/mês e 360 mil/ano. Este é o valor que será economizado a partir do momento da transferência dos trabalhos dos vereadores do Centro para a Nova Betânia.

A nova sede da Casa Legislativa será construída no bairro Nova Betânia, em frente ao prédio da Polícia Federal. A presidente da Câmara não descarta a possibilidade de instalar paineis de energia solar, para que a energia da nova estrutura já seja limpa e gratuita.



O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, sob a responsabilidade da secretária Kátia Pinto. Com a saída da Câmara do Centro, vai abrir pelo menos 60 vagas de estacionamento para carros e outras 100 para motos.

“Todo o projeto foi criado respeitando às necessidades atuais da Câmara de Mossoró, desde os gabinetes para vereadores às salas das comissões, vagas de garagem e espaço adequado para os setores administrativos do Poder Legislativo”, ressaltou a secretária.

O arquiteto Carlos Mendes, responsável pelo projeto, destacou que a nova edificação está projetada para garantir acessibilidade, o que não ocorre no prédio atual.

“O acesso será facilitado, com escadas e elevadores, tanto para vereadores e servidores quanto para a população. O plenário também será maior do que o atual, com cerca de 400 metros quadrados”, disse.



A presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro, agradeceu à prefeita Rosalba Ciarlini e aos arquitetos da Prefeitura. Segundo ela, existe uma necessidade jurídica também readaptar toda a estrutura da sede da Câmara no Centro. Exigência do Ministério Público Estadual, para atender as necessidades dos portadores de necessidades especiais. 


“Agradeço à prefeita Rosalba por se somar a essa luta, doando o prédio e nos ajudando também com esse projeto. Ainda vamos precisar de muito apoio para que esse sonho de mais de cem anos se torne, finalmente, realidade. Quero agradecer também a secretária Kátia e aos técnicos da Prefeitura por todo o empenho. A sede própria da Câmara Municipal trará economia aos cofres públicos. Só de aluguel são pagos mais de 1 milhão e 300 mil reais a cada legislatura”, destacou a presidente.

A prefeita Rosalba Ciarlini reforçou a necessidade de uma sede própria para o legislativo mossoroense.

“Mossoró é uma das poucas cidades onde a Câmara não possui sede própria, gastando com aluguel de um prédio que não atende às necessidades daqueles que trabalham nem da população que procura os vereadores. Esse é um sonho de muitos anos e que agora está cada vez mais perto de se tornar realidade”, afirmou.



Além da presidente Izabel Montenegro, participaram da solenidade os vereadores Emílio Ferreira, Aline Couto, Didi de Arnor, Maria das Malhas, Flavinho, Sandra Rosado, Ricardo de Dodoca, Alex Moacir, Tony Cabelos e Manoel Bezerra, secretários municipais e servidores da Câmara.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário