24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
ESTADO
Da redação
09/10/2017 14:35
Atualizado
13/12/2018 21:17

"A insegurança hoje é resultado da falta de política nacional", diz Robinson

O governador disse que sugeriu a Michel Temer uma reunião só para discutir segurança pública no país; sugestão foi acatada e acontecerá final do mês no Acre.
"A insegurança pública hoje é resultado da falta de uma política pública nacional de segurança. É preciso a soma de esforços da União, dos Estados e dos municípios e uma grande ação envolvendo esporte, lazer, cultura e campanhas educativas em promoção da cidadania". 

A declaração é do governador Robinson Faria, dada nesta segunda-feira, 9, durante assinatura do termo de cooperação "Concetados pela Segurança" entre o Governo do Estado e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).

O Rio Grande do Norte vive uma crise na segurança pública, com índices alarmantes. O Estado já registrou 1919 crimes de homicídio só este ano. Em Mossoró, mais de 170 foram registrados até o momento. 

Robinson também citou o acatamento de sua sugestão pelo presidente da República Michel Temer, em promover reunião específica dele, da presidente do Supremo Tribunal Federal e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados com os governadores para tratar exclusivamente da segurança pública. Essa reunião vai acontecer no final deste mês, no Acre. 

Projeto Conectados pela Segurança
O termo consolida uma parceria entre as instituições para ceder as imagens de 5 mil câmeras de vigilância ao Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (Ciosp). 

No ato de assinatura, o governador Robinson Faria lembrou que desde o início a atual gestão vinha buscando essa parceria com o setor privado.

"Agora concretizamos essa colaboração e a CDL abre caminho para ampliarmos a integração dos sistemas de vigilância privado na luta contra o crime", afirmou o Governador.

Todos os setores produtivos da sociedade civil e condomínios residenciais poderão integrar as imagens das suas câmeras voltadas para as ruas. Isso permitirá uma ampla cobertura da cidade. O termo de cooperação assegura o sigilo da origem das imagens cedidas.

Hoje 20 câmeras do setor privado estão integradas ao Ciosp. A perspectiva é de outras cinco mil venham a ser integradas.

"Nós temos tecnologia e recursos humanos capacitados para este trabalho. Nosso propósito é interligar toda Natal", informou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.

O presidente da CDL, Augusto Vaz considerou o acordo assinado com o Governo do Estado "um grande passo para melhorar a segurança".  Ele disse que há 11 anos a CDL discutia essa integração que agora é concretizada.
 
COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO

•        As câmeras de empresas privadas que compõem o circuito interno, e que estão apontadas para a rua, serão interligadas ao Ciosp.
•        As imagens poderão ser acessadas em tempo real, online, a qualquer momento no Parque de Monitoramento do Ciosp.
•        Os registros gravados, pelo termo do acordo de cooperação, devem ser mantidos por até cinco dias para auxiliar as investigações de eventuais crimes, identificação de criminosos ou prevenção de delitos.
•        As imagens serão essenciais na resolução de crimes ou qualquer outro tipo de ocorrência, como, por exemplo, acidentes automobilísticos.
•        Ao todo, cerca de 5 mil câmeras estarão interligadas ao Ciosp de forma georreferenciada. Ou seja, tão logo seja verificado o delito é possível designar a viatura mais próxima disponível para o local.
•        Para operar o sistema não será preciso incremento de policiais por turno em virtude de ser aplicado o monitoramento por demanda, ou seja, as câmeras serão acessadas caso um crime seja reportado.
•        O sistema de cooperação é uma tendência verificada na segurança pública de outras cidades do Brasil, como São Paulo, e em outros países, como no caso de Londres, na Inglaterra.
•        A princípio, o projeto contempla apenas Natal, mas a ampliação para os municípios da região metropolitana e, posteriormente, Mossoró, também está nos planos de expansão da Sesed.
•        O próximo passo é que os imóveis residenciais também possam fornecer as imagens para o Ciosp.
•        Para isso, empresas, condomínios ou qualquer pessoa jurídica que tenha interesse em aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email segurança@cdlnatal.com.br.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário