26 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:03
MOSSORÓ
Da redação
17/10/2017 13:43
Atualizado
13/12/2018 07:24

IPEM encontra botijões com peso abaixo do especificado em distribuidoras de gás em Mossoró

Os fiscais do IPEM estão fiscalizando também até a próxima quinta-feira, dia 19, galões de 20 litros de água mineral, garrafas e copos do produto, além de papeis toalhas e guardanapos de papel
Os fiscais do Ipem RN visitaram hoje três pontos de distribuição de gás de cozinha em Mossoró nesta terça-feira, 17. O trabalho continua nesta quinta-feira, 19. Neste dia 17, em dois pontos fiscalizados foram encontradas irregularidades pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM).

Num dos pontos (não revelado) um botijão de gás foi encontrado com 600 gramas a menos. Nesse caso, o revendedor não vai ser penalizado por essa não conformidade. Ele será notificado para devolver o produto ao distribuidor.

O botijão foi lacrado e deve ser devolvido para recarga. O distribuidor não deve ser multado, pois em um lote de 13 botijões, apenas um estava abaixo do peso tolerado, seguindo as normas técnicas nacionais
.
Em outra distribuidora três botijões foram encontrados pelos fiscais abaixo do peso.

Nesse caso, o lote todo com 20 botijões ao final da pesagem estava dentro da tolerância, ou seja, a média foi de 13020,0 kg. Os botijões “não conformes” deverão ser recolhidos à empresa distribuidora para recarga do produto.

O critério da média mínima aceitável é -171,7 g, portanto, a média aceitável para os 46 botijões verificados é 12.977,7, todos dentro da tolerância admissível. Apesar de aceitáveis, os botijões contendo menos gás que o anunciado pelo fabricante pode prejudicar o consumidor, o que justifica a ação dos fiscais.
 
O botijão deve ter 13 kg de gás de cozinha e o recipiente deve ter o peso (tara) descrito na embalagem e pode variar. Em cada ponto de venda deve haver uma balança disponível para o consumidor fazer a verificação, se assim achar necessário.

Os pontos de venda têm balanças, mas não ficam acessíveis. O consumidor pode pedir para usar o equipamento.

Na fiscalização do gás de cozinha são verificados os preços, a qualidade dos recipientes e o peso do produto.

A ação continua até o dia 19 de outubro e as equipes de fiscais também vão verificar galões de 20 litros de água mineral, garrafas e copos do produto, além de papeis toalhas e guardanapos de papel, nos locais de venda desses produtos.
 
Para Cyrus Benavides, diretor do Ipem RN “é uma oportunidade das pessoas resgatarem suas cidadanias, com mais poder de compra e poderem favorecer o incremento das vendas no comércio”.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário