26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
ESTADO
Da redação
17/10/2017 15:25
Atualizado
13/12/2018 10:00

Temendo colapso em três cidades, ANA e IGARN suspendem captação de água no Piranhas/Açu

Medida drástica visa garantir o abastecimento humano nos municípios de Pendências, Macau e Guamaré, a partir de uma estação de captação de água no Rio Piranhas/Açu
Lúcia Seixas

Na medida que os dias passam, o quadro de abastecimento no Rio Grande do Norte, em especial na região oeste do Rio Grande do Norte, fica mais grave. Na região do Vale do Açu, os órgãos de controle estão suspendendo a captação de água para irrigação em toda a extensão do rio Piranhas/Açu do paredão da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, até a cidade de Pendências.

A medida afeta diretamente mais ou menos 30 mil hectares de áreas irrigadas neste trecho. São mais de 20 fazendas produzindo manga, banana, maracujá, coco, melão, melacia e outras frutas. Uma das mais áreas afetadas com a falta de água é o Distrito Irrigado do Baixo Açu, que fica entre as cidades de Pendências, Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra.

Os principais reservatórios de água doce no Rio Grande do Norte ou estão secos ou com menos de 20% de sua capacidade. No caso da Armando Ribeiro, que pode armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água está com apenas 16% de sua capacidade. Abastece, além de Macau, Pendências e Guamaré, pelo menos 600 mil habitantes de outras 40 cidades, inclusive Mossoró.

Segue o comunicado do Governo do Estado, divulgado no final da tade desta terça-feira, 17. 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), e junto à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu, vem a público informar que:

Diante do nível de água observado na estação fluviométrica Pendências (código 37761000) às 07h00 do dia 13 de outubro de 2017, igual a 0,85 m, e prevendo iminente colapso de abastecimento de água para os municípios de Guamaré, Pendências e Macau, fica determinada a interrupção das captações de água no rio Açu para usos múltiplos, à exceção do abastecimento humano e animal, no trecho entre a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a captação da CAERN no município de Pendências.

A permanência da redução deverá ocorrer durante um período de 72 horas, contatos a partir da divulgação desta NI ou até que o nível de água na régua de medição na estação fluviométrica Pendências atinja novamente o nível de 1,00 m e se mantenha neste nível de medição.

O Governo esclarece ainda que a determinação será fiscalizada e, caso não seja respeitada, os usuários estarão sujeitos às penalidades como multa e embargo.

Qualquer alteração na determinação será informada mediante Nota Informativa, emitida pelos integrantes do Sistema de Recursos Hídricos. 

 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGAUS DO RIO GRANDE DO NORTE (IGARN)
GENCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA)
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS PIANCÓ PIRANHAS AÇU

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário