25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
Da redação
25/10/2017 11:40
Atualizado
14/12/2018 06:30

Especialista dá dicas de como evitar curto-circuito na rede elétrica

Uma primeira dica, segundo Moisés Honorato Neto, é sempre procurar um profissional qualificado. Na noite de ontem, uma casa foi destruída pelo fogo após um curto-circuito na rede elétrica.
Fatos como o que aconteceu com Roberto Santos e sua família, em Mossoró, que teve sua casa incendiada após uma curto-circuito na rede elétrica, são comuns do que se pode imaginar. É o que revela o engenheiro elétrico e pós-graduando em Energias Renováveis, Moisés Honorato Neto. 

"Muitos incêndios são iniciados por causa de curtos circuitos elétricos", afirmou Moisés. 

Leia mais
"Muito triste", diz Roberto Santos que teve casa incendiada após curto-circuito em abaju

Procurado pelo MOSSORÓ HOJE, o especialista dá dicas para não cair em situações como a vivida por Roberto e sua família. Segundo ele, a principal dica é sempre procurar um profissional qualificado para cuidar da rede elétrica. 

"Duas dicas para evitar curtos circuitos e consequetemente incêndios causados por estes, é contratar um profissional qualificado p realizar o dimensionamento correto do seu sistema elétrico e caso a fiação seja antiga é bastante recomendado contratar um profissional ou empresa qualificada p executar o reparo ou a troca total das instalacões elétricas", informou. 

"Uma terceira dica é não fazer gatos ou gambiarras elétricas. E uma quarta e última dica é nao sobrecarregar tomadas. Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo", disse.

Veja como diagnosticar que seu sistema elétrico está com problemas e precisa ser reparado para evitar incêndios, algumas dicas:

1. Disparo frequente de fusíveis;
2. Aquecimento anormal da fiacão;
3. Fiação exposta;
4. Inexistência de aterramento adequado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário