23 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:29
MOSSORÓ
Da redação
10/11/2017 05:34
Atualizado
13/12/2018 15:59

Prefeitura de Mossoró nomeou mais comissionados do que podia; MPRN recomenda exonerações

Em consequência, o Ministério Público Estadual recomenda que comissionados sejam exonerados até que o órgão se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal; Segundo MP, prefeitura compromete 60,37% da receita com pessoal.
Josemário Alves | Prefeitura de Mossoró
A Prefeitura de Mossoró contratou mais servidores comissionados do que podia - chegando a comprometer 60,37% da receita municipal com a folha de pagamento. Em consequência, o Ministério Público Estadual, emitiu recomendação para a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, orientando que os comissionados sejam exonerados até que o município se adeque à Lei de Resposanbilidade Fiscal (LRF). 

Rosalba Ciarlini nomeou cerca de 500 comissionados, conforme publicação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). No início de sua gestão, a prefeita havia se comprometido a não nomear mais do que 300 comissionados.

Conforme a recomendação Nº 12/2017, o promotor Fábio Weimar Thé orienta também que o órgão municipal rescinda contratos até que os gastos com pessoal se adequem ao limite prudencial.

Em paralelo à essas medidas, a Prefeitura deverá realizar um estudo, no prazo de 90 dias, para verificar quais cargos efetivos precisam ser criados e preenchidos, e quais cargos, efetivos ou comissionados, precisam ser extintos.

Após esse estudo, o órgão deve enviar Projeto de Lei para a Câmara Municipal visando a criação de cargos efetivos necessários, no prazo de 30 dias, depois da entrega do estudo.

Assim que o projeto for aprovado, a Prefeitura de Mossoró deve deflagrar concurso público, em 90 dias. Em seguida, o órgão tem 45 dias para rescindir os contratos temporários.

O MP recomenda ainda que o município exonere os profissionais que exercem cargo de provimento em comissão que não se adequem às atribuições de direção, chefia e assessoramento; e não contrate profissionais sem concurso público.

Recomendação AQUI

Leia mais

Rosalba Ciarlini nomeia doadores de sua campanha para cargos comissionados na Prefeitura

Secretaria de Cultura de Mossoró deverá contar com 62 cargos comissionados

Rosalba nomeia 41 cargos comissionados para Secretaria de Cultura

Prefeitura de Mossoró possui em sua estrutura 710 cargos comissionados

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário