28 MAR 2024 | ATUALIZADO 14:30
ESTADO
Da redação
14/11/2017 15:15
Atualizado
14/12/2018 08:52

DNOCS anuncia que vai fazer manutenção nas comportas da Barragem Armando Ribeiro

Para realizar as obras, que são possíveis agora que o nível do reservatório está com mais ou menos 15% do sua capacidade, será necessário interromper a liberação de água no Rio Piranhas/Açu

A Agência Nacional de Águas (ANA) concedeu ao DNOCS a autorização para execução de serviços de recuperação hidromecânica, da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu/RN, aproveitando o longo período de estiagem que fez com que o reservatório, com capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, chegassa mais ou menos 15% de sua capacidade.

Os serviços consistem da retirada das válvulas dispersoras, adaptação das tubulações de descargas às novas válvulas, recuperação das 

válvulas borboleta, substituição das guias de deslizamento da comporta de montante, e montagem das novas válvulas dispersoras.

Para a realização das atividades haverá a necessidade de interrupções parciais ou totais, das descargas do reservatório para o Rio Açu, com possíveis impactos sobre a operação das captações de água, autorizadas nos termos da Resolução ANA nº 1.932/2017.

A obra será realizada em cinco fases, de maneira que as duas primeiras serão executadas nos dias 20 e 21 de novembro, e as demais fases serão realizadas conforme os resultados dessas duas primeiras. As três ultimas fases serão pactuadas entre a ANA, o DNOCS e o Governo do Rio Grande do Norte.

Confira o cronograma dos serviços das fases 1 e 2:

Dia 20 de Novembro – das 8h às 18 horas – FASE 1: desmontagem e retirada das válvulas dispersoras, com interrupção alternada das defluências por cada uma das duas tubulações de descargas.

Dia 21 de Novembro – das 8h às 20 horas – FASE 2: adaptação das tubulações de descarga às novas válvulas.

Com as obras, é possível que sejam interrompidos as captações de água no Canal do Pataxó, que abastece as cidades da região Central, e também no leito do rio Piranhas Açu, que abastece parte de Mossoró e várias cidades do Vale do Açu, bem como milhares de hectares na região.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário