26 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:35
POLÍCIA
Da redação
17/11/2017 08:59
Atualizado
14/12/2018 03:31

Evento celebra Dia Mundial da Filosofia neste sábado em Mossoró

Atividades serão realizadas no Memorial da Resistência, a partir das 16h. Evento é realizado pela Nova Acrópole.
A Organização Internacional Nova Acrópole celebra neste sábado, 18, em Mossoró, o Dia Mundial da Filosofia. O evento se realizará no Memorial da Resistência a partir das 16h, contando com Palestra, diálogo, apresentações artísticas e workshops de Capoeira e desenho à mão livre, assim como a exposição do concurso fotográfico nacional.

A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.
 
Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é "o trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade". 

O objetivo é mostrar como uma vida inspirada por ideais humanos transforma o trabalho em serviço, estimula a vocação de cada um e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.
 
“Quando o ser humano trabalha de maneira consciente para transformar a si mesmo, apoiar o desenvolvimento de outros e transformar o meio em que vive, ele se depara com o sentido mais profundo do trabalho, que é a participação ativa e consciente no processo de manifestação e desenvolvimento da vida”, explica a secretária de Imagem da Nova Acrópole no Brasil, Kelly Aguiar.
 
Talvez o maior problema de hoje seja não só a falta de sentido por trás do trabalho, mas a falta de sentido maior para a vida e a falta de equilíbrio nos projetos individuais. Um ser humano completo necessita exercitar as suas várias dimensões, e entre elas, fundamentalmente o trabalho.
 
É preciso valorizar as atividades do cotidiano, as atividades próprias da vida e dar a elas um sentido. “Quando o ser humano consegue colocar o melhor que possui em todo trabalho que realiza, é capaz de se realizar de maneira mais plena. O trabalho e a filosofia (o refletir) se unem, caminham lado a lado, para tornar a vida cheia de propósito, crescimento e motivação”,garante.

Concurso Nacional de Fotografia
 
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promove a exposição “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”, que tem como tema deste ano “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro.
 
Os locais e datas de exposição serão anunciados no site:  www.diamundialdafilosofia.com.br.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário