23 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:21
MOSSORÓ
Da redação
24/11/2017 13:21
Atualizado
13/12/2018 13:04

Definidas regras para municípios do Oeste fazer cirurgias eletivas em Mossoró

Caberá Prefeitura de Mossoró, com recursos do Estado, contratar os hospitais para fazer as cirurgias. As cidades de origem dos pacientes vão custear o pós operatório
Os hospitais Wilson Rosado, Maternidade Almeida Castro (mantido pela Apamim), e Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer são as três unidades de saúde de Mossoró para onde os pacientes da 2ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde do RN serão regulados para fazer cirurgias eletivas.

A definição ocorreu em reunião realizada nesta quinta-feira (23), referente ao Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre Entes Públicos (TCEP) firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

Na reunião, ficou estabelecido que a lista com todos os pacientes para regulação será comum para essas três Regiões de Saúde. Além disso, o fluxo dos pacientes será de um complexo regulador para o outro e não para a unidade de atendimento. A Central de Regulação é quem decidirá como e onde o paciente deve se internar para fazer o procedimento de saúde necessário.

Assim, em cada complexo regulador será visualizado o perfil de cada hospital regional das três regiões (que tipo de urgência realiza e o potencial de cada um) para melhor direcionamento e pactuações. Isto melhorar o fluxo e garante melhor atendimento a população, reduzindo número de pacientes nos corredores do hospitais regionais de Mossoró e Natal.

Outra definição da reunião foi que Mossoró se responsabilizará pela contratualização da cirurgias eletivas nos hospitais Wilson Rosado, Almeida Castro e Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Estes contratos já foram assinados no início do mês de novembro, muito embora até agora só estão sendo regulados pacientes de Mossoró para fazer as cirurgias eletivas, quando deveria ser das três regionais de saúde da região Oeste do RN.

Para que isto aconteça, os pacientes das três regionais serão inseridos na Central de Regulação única destinar o paciente para cirurgia no local adequado. Entretanto, caberá aos municípios de origem destes pacientes arcar com todos os custos pós operatório, com a continuidade do tratamento, de acordo com as pactuações já existentes ou ampliadas em cada município de agora em diante.

O fluxo dos pacientes da ortopedia para cirurgia será definido na próxima quarta-feira (29), em reunião em Natal com a regulação do Estado e a de Mossoró, que foi implantada por determinação da Justiça Federal no início de novembro deste ano.

A Prefeitura Municipal de Mossoró informou que já tem uma lista de mais ou menos mil pacientes, só de Mossoró, aguardando cirurgia. Estes pacientes estão sendo contactados e recadastrados para fazer as cirurgias. O mesmo deve acontecer com os pacientes das outras cidades de agora em diante.

O número de cirurgias eletivas é alto porque a Prefeitura de Mossoró suspendeu estes procedimentos custeados pelo SUS no início do ano, gerando muito sofrimento em especial a dezenas de pacientes que estão nas clínicas do HRTM.

A regulação do Estado e a de Mossoró irão elaborar uma Nota Técnica com todos os itens referentes aos fluxos da regulação e pactuações relacionados ao TCEP. Este documento será emitido para que seja de conhecimento de todas as secretárias dos municípios das três regiões de saúde do Oeste do RN.

Essa nota será pactuada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorrerá em 15 de dezembro, para posterior encaminhamento a todas as unidades de atendimento e prestadores de serviços.

Com as decisões, o secretário Estadual de Saúde, George Antunes espera reduzir o sofrimento de quem precisava de cirurgia no Oeste do RN, tendo que sair em ambulâncias destas cidades para ficar numa fila em Natal para fazer o procedimento. Agora estes pacientes vão todos para Mossoró, quem é bem mais perto, logo representa menos custos para os municípios e menos sofrimento para os pacientes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário