27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
ESTADO
Da redação
28/11/2017 07:54
Atualizado
13/12/2018 07:56

Campanha alerta para perigo de empinar pipa próximo à rede elétrica

#Vamosdarumbasta faz alerta à população. Segundo a Companhai de Energética do RN, Cosern, só este ano foram registrados 111 quedas de energia devido a acidentes com pipas.
Divulgação
Soltar pipa é uma brincadeira divertida mas, quando não é praticada seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.
 
Um dos alertas da campanha educativa #Vamosdarumbasta, lançada pelo Grupo Neonergia na plataforma virtualwww.vamosdarumbasta.com.br no final do outubro, diz respeito aos cuidados (confira as dicas abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.
 
De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, entre os meses de janeiro a outubro de 2017, a concessionária registrou 111 desligamentos provocados por pipas em todo o Estado, afetando 206 mil clientes.
 
A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 12 de janeiro, às 13h58, quando uma pipa ficou enroscada numa linha de transmissão de 69 kV, provocou um curto-circuito e deixou parte da Zona Norte de Natal (Potengi, Pajuçara, Redinha e Praia de Santa Rita) sem energia elétrica durante 1h e 15 minutos, afetando 39.186 unidades consumidoras, entre residências e o comércio.
 
Um dos componentes mais perigosos de uma pipa é o cerol aplicado à linha na hora da confecção do brinquedo. Além da possibilidade das pipas se enroscarem nos fios elétricos, causarem curtos-circuitos e até mesmo provocarem o rompimento dos cabos de energia, a brincadeira pode causar choque elétrico.
 
Por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola, o cerol se transforma, automaticamente, num elemento condutor que, ao tocar no fio do poste, pode energizar a linha que sustenta o brinquedo e provocar um choque elétrico no usuário.
 
Outro fator preocupante na brincadeira de soltar pipas em locais inadequados é o risco que as linhas com cerol representam para motoqueiros, ciclistas e pedestres, podendo provocar até acidentes com mortes.
 
Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes dicas na campanha #Vamosdarumbasta:
 
  • Sempre empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias, para empinar pipas.
  • Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro. Se o fio do poste for cortado, além da interrupção do fornecimento de energia o fio caído pode ocasionar um acidente.
  • Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar o brinquedo, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o 116 da Cosern e fique longe do fio do poste.
  • Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário