18 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:22
POLÍCIA
Da redação
30/11/2017 12:24
Atualizado
14/12/2018 08:52

DEFUR prende acusado de furtar veículos usando "chapolin" em Mossoró

José Anchieta Paiva Júnior, vulgo "Júnior Miau", 28, foi preso nesta quinta, 30. O "chapolin" é um dispositivo eletrônico usado para bloquear o alarme ou destravar as portas dos veículos.
PC RN
A Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR), em Mossoró, prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), José Anchieta de Paiva Júnior, vulgo "Júnior Miau", 28 anos, acusado de furtar objetos de veículos usando um sistema eletrônico, conhecido como "chapolin". Este aparelho, age no desbloqueio do travamento das portas do veículo ou impede que o travamento seja efetivado por parte do proprietário do veículo. 

José Anchieta foi preso durante uma abordagem da equipe da DEFUR, no bairro de Nova Betânia, por força de um Mandado de Prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Mossoró. 

Segundo a Defur, no veículo em que José Anchieta se encontrava, foi apreendido um dispositivo eletrônico supostamente capaz de interferir no sistema de travamento de portas de veículos. 

Essa não é a primeira vez que José Anchieta foi preso pela equipe. 

De acordo com o delegado André Albuquerque, José Anchieta já responde a outros procedimentos na DEFUR, pela prática de furtos, se utilizando do equipamento eletrônico "chapolin", capaz de interceptar o sinal para travamento da portas dos veículos. 

"Com isso, as vítimas se distanciam dos seus veículos, possibilitando que os suspeitos subtraiam os objetos que estão no interior", ressaltou o delegado. 

José Anchieta será encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde ficará à disposição da Justiça.

Como funciona o "chapolin": 
Ele é um dispositivo eletrônico semelhante aos chamados “chupa-cabra” de portões eletrônicos, que copiam o sinal emitido pelo controle remoto original, criando um clone para os bandidos. No caso do Chapolin, o aparelho embaralha os sinais enviados pelo controle de travamento à distância, e segundo consta, existem modelos capazes até mesmo de copiar o código de segurança do controle.

O primeiro caso de furto praticado com o Chapolin foi registrado no final de 2013, quando um ladrão de carros de luxo foi preso em sua casa em Porto Alegre com vários equipamentos roubados dos carros, como aparelhos de GPS, rádios automotivos, celulares e computadores. 

Junto estava o bloqueador, que foi periciado pela polícia para descobrir como é seu funcionamento. Desde então vários outros casos foram registrados em todo o Brasil, sempre sem arrombamentos.

Se você é do tipo de que fecha a porta e aperta o travamento enquanto sai andando, é bom mudar de hábito. É exatamente nessa hora que os bandidos, escondidos, acionam o Chapolin para impedir o travamento e o acionamento do alarme ou copiar o código do controle. Depois que o motorista perde o carro de vista, eles simplesmente abrem a porta que teve o travamento impedido — ou as destravam com o código copiado, retiram o que tiver de interesse, fecham o carro e vão embora, como se estivessem tirando seus pertences de seu próprio carro. Alguns até trancam as portas de volta. 

Fonte: FlatOut.com.br
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário