26 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:28
ESTADO
Da redação
04/12/2017 12:55
Atualizado
14/12/2018 00:06

Professores da UERN e servidores da saúde ocupam Assembleia Legislativa do RN

Categorias reivindicam audiência com o presidente da casa, Ezequiel Ferreira e com o governador Robinson Faria.
Professores da UERN e servidores da saúde ocuparam na tarde desta segunda-feira, 4, a antessala da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O objetivo é entregar um documento ao presidente da casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). 

Segundo o Sindicato dos Docentes da UERN, no documento, os servidores reivindicam uma audiência com Ezequiel ainda hoje, com o governador Robinson Faria, as categorias e os demais poderes e "a imediata retirada das mensagens do Governo à AL que atacam os direitos de trabalhadores e trabalhadoras", informou em nota.

Os professores da UERN e servidores da saúde estão em greve desde o dia 10 de novembro e 13 de novembro, respectivamente. A principal reinvidicação é o pagamento dos salários em atraso. 

No dia 13 do mês passado, as categorias ocuparam a Governadoria, e em seguida, a secretaria de Planejamento e Finanças. O momento foi de embate entre policiais e servidores.

Professores provisórios da UERN ocupam Reitoria

Na última quinta-feira, 30, os professores provistórios da UERN iniciaram ocupação do prédio da Reitoria da universidade, localizada no Centro da cidade. O motivo, segundo a categoria, é a quebra de contrato por parte da universidade com os profissionais. Segundo a Aduern, dos 180 professores substitutos contratados, apenas 28 seria mantidos pela Reitoria. 

A categoria ficou revoltada com a decisão e decidiu ocupar, ainda na noite da quinta, o prédio da Reitoria. 

Em nota, divulgada nesta segunda, 4, a UERN informou que os professores provisórios estão impedindo a entrada dos servidores da universidade para trabalhar. 

"A medida irá prejudicar o andamento de uma série de processos administrativos, já parados desde a sexta-feira, comprometendo inclusive o processamento da folha de pagamento dos servidores da universidade", informou a nota. 

Veja NOTA COMPLETA DA UERN ABAIXO:

Professores e estudantes acampados no prédio da reitoria da Uern desde a noite da última quinta-feira, decidiram manter a ocupação nesta segunda-feira e impedir a entrada dos servidores da universidade para trabalhar. A medida irá prejudicar o andamento de uma série de processos administrativos, já parados desde a sexta-feira, comprometendo inclusive o processamento da folha de pagamento dos servidores da universidade.

Neste domingo, a reitoria enviou ofício à presidente da Aduern, Rivânia Moura, pedindo uma resposta oficial sobre a continuidade ou não da ocupação. A resposta chegou na manhã desta segunda-feira, com a alteração na pauta de reivindicação e condicionando a desocupação do prédio a, entre outras coisas, a revisão do encerramento dos contratos dos professores provisórios, não renovados por cumprimento à legislação estadual e recomendação do Ministério Público Estadual.

A reitoria respeita a ocupação do prédio como forma de protesto, mas é totalmente contrária à restrição da entrada dos funcionários para trabalhar, imposta pelos ocupantes. No sábado, a comissão que lidera o movimento disse que permitiria a entrada de apenas algumas pessoas.

Por entender que tem negociado com os ocupantes desde a última quinta-feira, inclusive tendo feito um encaminhamento conjunto, com a Associação dos Docentes da Uern, para solução do problema, nesta semana, a reitoria não considera a medida dos ocupantes como uma forma de diálogo.

A ocupação é feita por professores substitutos da universidade, que reivindicam a renovação de seus contratos, impedida pelo que está previsto em lei estadual.

Os prédios da reitoria e Epílogo de Campos abrigam a vice-reitoria, o Gabinete da reitoria, as Pró-reitorias de Recursos Humanos e Estudantis (Prorhae), Planejamento (Proplan), Administração (Proad), Assessoria Jurídica, Diretorias de Informática (DINF) e Obras, Agência de Comunicação (AGECOM), Comissão de Controle Interno (CCI), Cerimonial, Avaliação Institucional, Ouvidoria e UernTV.

Por estes setores passam, todos os dias, processos jurídicos, administrativos, de licitações, de compras, de obras, de pagamentos, de colações de grau, entre outras coisas.

A paralisação dos serviços compromete ações importantes para toda a universidade. O processamento da segunda parcela do salário de outubro e do 13º salário, por exemplo, fica comprometido.

Na Assessoria Jurídica, 136 processos de convocação, dentre os quais 125 de professores,  podem ser revogados se não forem concluídos e encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a tempo, assim como o envio ao tribunal das análises financeiras que possibilitarão a convocação de mais 43 concursados para a instituição.

Pedro Fernades Ribeiro Neto
Reitor
Fátima Raquel Rosado Morais
Vice-reitora

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário