28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
Da redação
07/12/2017 04:37
Atualizado
13/12/2018 06:22

Professor da UFERSA é premiado em Brasília por projeto que aproveita rejeito de dessalinização

O autor do projeto da Ufersa, o professor Nildo Dias, recebeu o troféu em nome da instituição, agradeceu e mandou um recado aos demais professores e alunos da instituição: "nunca desistam de seus sonhos"

A Ufersa conquistou na noite desta quarta, dia 06, mais um prêmio nacional. O projeto de pesquisa “Produção Agrícola Familiar Utilizando Rejeito da Dessalinização” foi o grande campeão da categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica do Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) do ano de 2017.

O projeto foi classificado para a final com outras duas iniciativas e foi eleito pelos avaliadores como o melhor de todos.

Ao todo, a Agência reconheceu e premiou projetos em 9 categorias diferentes durante solenidade realizada em Brasília. O autor do projeto da Ufersa, o professor Nildo Dias, recebeu o troféu em nome da instituição e agradeceu.

“Agradeço a ANA por participar da premiação e quero dizer que nunca desistam de seus sonhos. Sejam persisistentes porque já concorri ao Prêmio em anos anteriores e não cheguei nem a final e, com isso, tentei melhorar o projeto, insisti. E agora eu dedico o Prêmio à equipe do Projeto e também aos agricultores e agricultoras familiares que lutam pela sua soberania alimentar”, declarou Nildo durante a cerimônia no Distrito Federal.

Antes da premiação, Nildo e os outros finalistas de cada categoria apresentaram os seus projetos em 15 minutos. Com o Prêmio ANA 2017, o projeto da Ufersa está credenciado para participar do Fórum Mundial da Água, previsto para acontecer em março de 2018, em Brasília.

Desde 2006 que a ANA tem reconhecido e premiado iniciativas e projetos que contribuem com o manejo e o uso sustentável das águas visando à segurança hídrica no Brasil. “A nossa equipe desenvolveu um sistema integrado de tecnologias sociais para destinar adequadamente os rejeitos produzidos em dessalinizadores instalados em assentamentos e comunidades rurais”, explicou Nildo.

Ainda de acordo com o professor, os resultados desta pesquisa permitem que agricultores utilizem o potencial agrícola dos rejeitos salinos para a produção animal e vegetal, viabilizando a agricultura em regiões com problemas hídricos como garantia da segurança alimentar e nutricional. O Prêmio ANA 2017 chega num momento especial para a Ufersa e, principalmente, para o Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água que está realizando o II Simpósio do Programa. Um evento que aborda toda a temática da premiação.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário