28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
ESTADO
Da redação
07/12/2017 12:15
Atualizado
13/12/2018 23:09

Cego há 22 anos, agricultor faz colheita de jaca através do cheiro em Martins

Em outubro, Cleiton Gurgel iniciou mais uma colheita do fruto em sua propriedade, na zona rural de Martins. "Eu sinto o cheiro, saio procurando onde ela está, bato o dedo, se tá fofinho eu tiro", disse.
Há 22 anos cego, o agricultor Cleiton Gurgel trabalha no cultivo de jaca desde pequeno no sítio Lagoa Nova, localizado na zona rural de Martins. Ele revela que, para fazer a colheira do fruto, desenvolveu um método especial: quando criança aprendeu a técnica para subir nas árvores e o local exato de onde os frutos estão ele descobre através do cheiro.

"A gente sai com o dedo batendo, aí tem o conhecimento da que tá de vez pra que tá verde. Aquela que for de vez a gente vai tirando, a verde vai deixando, chego sinto o cheiro, saio procurando até onde ela tá, bato, sinto que ela tá fofinha, eu tiro", explica o agricultor.

O trabalho do produtor rural é feito com o apoio da família. A esposa, Verônica Oliveira, diz que se preocupa com o marido, embora ele nunca tenha registrado nenhum acidente durante todos esses anos.

Ao G1, Cleiton disse que em 2016, a colheira da jaca foi de cerca de 5 mil frutos, e a expectativa para este ano é colher mais de 8 mil. Em sua propriedade, há 160 jaqueiras, que produz há mais de 100 anos. As frutas são comercializadas em vários cidades da região, como Pau dos Ferros, Apodi e Lucrécia. 

"Vem do tempo dos meus avós e a gente continua preservando", finaliza Cleilton.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário