26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
MUNDO
Da redação
12/12/2017 09:06
Atualizado
14/12/2018 07:43

Portugal investiga suposto tráfico internacional de crianças articulado pela Igreja Universal

Denúncias vieram à tona através de uma série de reportagens do canal TVI. Em nota, Igreja Universal do Reino de Deus nega acusações e diz que ex-colaborador está por trás das denúncias.
Reprodução
O Ministério Público de Portugal abriu uma investigação para apurar uma suposta rede de tráfico internacional de crianças que seria articulada pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo uma série de reportagens do canal TVI, de Portugal, o inquérito policial, foi aberto na semana passada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal.

As reportagens acusam a Igreja Universial e a família do seu líder, o bispo Edir Macedo, de tráfico internacional de crianças.

Conforme a emissora portuguesa, dois dos netos do fundador da Universal teria saída irregularmente de Portugal para serem adotados no Brasil.

A igreja nega as acusações e classifica o material como "de campanha difamatória, mentirosa".

A primeira reportagem da série O Segredo dos deses (capítulo 1 abaixo) foi ao ar nesta segunda-feira, 11. Conforme o material, a Igreja manteve de forma irregular uma casa de assistência a crianças carentes em Portugal na década de 1990.



A reportagem denuncia um esquema clandestino de adoções, em que as crianças eram entregues diretamente ao "Lar Universal", à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades financeiras.

Segundo a TVI, depois de entregues à instituição mantida pela igreja, essas crianças desapareciam.

Em nota, a Universal nega as acusações e disse que vai processar o canal de TV. A instituição acusa um ex-colaborador de estar por trás das denúncias.

Com informações Folha de SP

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário