25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
MOSSORÓ
Da redação
18/12/2017 13:16
Atualizado
13/12/2018 23:24

Exposição reúne espécies de plantas alimentícias não convencionais em Mossoró

Evento denominado "A Caatinga é #PANC" acontecerá no próximo dia 20 de dezembro, na Ufersa.
A Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) receberá no próximo dia 20 de dezembro uma exposição de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC'S). O evento começará a partir das 8 horas.

A denominação "PANC'S" foi criada pelo Professor Doutor Valdely Kinupp com o objetivo de resgatar as plantas esquecidas e de proporcionar segurança e, acima de tudo, soberania alimentar, além de congregar e agregar pessoas, democratizando a alimentação.

A ideia do encontro, denominado de “A Caatinga é #PANC” é da Engenheira Agrônoma formada pela Ufersa, Hilbaty Rodrigues, que atualmente faz mestrado na Universidade Estadual Paulista de Botucatu. Ela já vem percorrendo outras instituições do país divulgando a ideia e agora ela volta a Mossoró.

A ação pretende mostrar que algumas vegetações nativas, reflorestadas em espaços rurais, terrenos urbanos e quintais domésticos podem se transformar em nutritivos pratos regionais.

Na Ufersa, serão abordadas a classificação, características e variedades, benefícios e propriedades nutricionais, possibilidades de cultivo e extração e as PANC’s na alimentação.

Plantas como araruta, almeirão, azedinha, bertalha, cará-moela, chuchu-de-vento, capuchinha, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis, fisális, peixinho, bredo, taioba e vinagreira, entre outras que caíram no anonimato, podem até não estar presente na mesa do potiguar mas em outras localidades sempre fizeram parte da culinária numa tradição passada de geração a geração.

“Sem contarem com cultivo comercial e uma cadeia produtiva estruturada, muitas dessas plantas passaram a povoar apenas as memórias de algumas pessoas. Mas novos tempos são chegados e, dentro de um contexto científico-econômico-social, outros roteiros começam a fazer parte da história das plantas já citadas”, explicou Hibalty.

Confira a programação:
Dia 20
8h – Chegada e café PANC
8h30 – Apresentação na teia
9h30 -10h30 Apresentação das PANC’s: conceito, tipos, variedades..etc
10h30 – A Ufersa é PANC? Cultivo de PANCs, identificação e coleta.
12h – Almoço
14h – Café + chá com prosa.
Eixos: segurança e soberania; agrobiodiversidade ; resgate, cultivo e comercialização e Paladar Cultural.
16h20 – Nutracêutica
17h – Dinâmica de encerramento

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário