26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
ESTADO
Da redação
28/12/2017 07:20
Atualizado
14/12/2018 08:50

Hospital Universitário integra plano de expansão de serviços de radioterapia no RN

Hospital Onofre Lopes, da UFRN, receberá um Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia que trata o câncer através de feixe de radiação.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou na tarde desta quarta-feira(27), a inclusão do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Plano Nacional de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde.

Com a oficialização da entrada do HUOL, o hospital que é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), receberá um Acelerador Linear que deverá reduzir a demanda reprimida no estado.

O ato teve a presença do prefeito Carlos Eduardo e do governador Robinson Faria foi representado pelo secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes.

De acordo com o ministro Ricardo Barros, o serviço de radioterapia que se instalará com a chegada do acelerador linear ampliará os esforços e o horizonte de tratamento para a população que precisa de atenção especializada.

Com o serviço de radioterapia, o hospital oferecerá atendimento integral na especialidade e será referência para o SUS, assim como a Liga Contra o Câncer. O acelerador linear é um equipamento de alta tecnologia que trata o câncer empregando feixe de radiações, constituindo-se como “enorme passo" para a ampliação do serviço de Oncologia.

Para o superintendente do HUOL, Stênio Gomes da Silveira, a inclusão do HUOL no plano de expansão de radioterapia do Ministério da Saúde é um momento de inenarrável alegria quando a unidade completa 108 anos de existência, principalmente diante do crescimento constante do número de atendimentos na área de oncologia.

Para o secretário de Saúde, George Antunes, o acelerador dará um grande aporte ao atendimento de média e alta complexidade no estado.

De acordo com o Instituto nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte tem 5.590 novos casos de câncer por ano, sendo 1.640 novos casos apenas em Natal. Atualmente, o HUOL realiza cerca de 10.500 consultas e 450 cirurgias e procedimentos em oncologia por ano, além de ofertar tratamento quimioterápico para 200 pacientes por mês.  

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário