25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
09/01/2018 08:37
Atualizado
13/12/2018 19:03

Maternidade Almeida Castro realizou em média 17,2 partos por dia em 2017

A maternidade está dotada com estrutura completa de 50 leitos neonatais, sendo 17 de UTI neonatal, 13 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 18 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa)
O ano de 2017 fechou com 6.283 partos realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro. Deste total, 3.060 são de Mossoró e 3.235 de todas as cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte e também de municípios o Estado do Ceará (CE) e da Paraíba (PB).

A Maternidade Almeida Castro está dotada com estrutura completa de 50 leitos neonatais, sendo 17 de UTI neonatal, 13 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 18 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Segundo a coordenadora da UTI Neonatal, Barbara Samara, a taxa média de ocupação dos 48 leitos especiais neonatais em 2017 oscilou na casa dos 90%. “São bebês de todas as classes sociais que vem toda região próxima a Mossoró”, destaca.

A Maternidade Almeida Castro referência em todo o Oeste do RN para partos de alto risco, média e baixa complexidade. Só em 2017 foram realizados 934 partos de bebês prematuros e 693 de bebês com baixo peso, que precisaram ou precisam ainda de UTI neo, UCINCo, UCINCa.

A interventora Larizza Queiroz adianta que a rede de atendimento neonatal na maternidade é composto ainda de Centro Obstétrico, UTI adulto (nove leitos), posto de doação de leite materno, hospedagens para as mães de outras cidades (Casa da Mãe Curuja), Posto de Vacina, Alojamento Conjunto, Sala de Testes, Cantinho de Banho e outros.

Em novembro de 2017, foi concluído a reforma completa do Centro Obstétrico da Maternidade Almeida Castro, com 22 salas, todas com equipamentos novos, uma ampla estrutura preparada com profissionais de saúde experientes, para fazer uma média de 625 partos/mês.

A maternidade tem também Centro Cirúrgico, Clinica Cirúrgica, Laboratório Completo, estrutura de raio X(Móvel e fixo), Ultrassom, Nutrição, Lavanderia, Farmácia Central com duas unidades satélites, setor de esterilização, arquivo, de equipamentos e materiais, além do setor de administração, faturamento, jurídico, recursos humanos, entre outros.

O Hospital Maternidade Almeida Castro está em processo de restauração e ampliação de seus serviços, desde outubro de 2014, sob os cuidados da Justiça Federal, do Trabalho e Estadual, assim como os respectivos promotores e procuradores junto a estas instituições.

Atualmente os trabalhos se concentram na substituição do teto, que estava totalmente comprometido com cupins. Estas obras devem ser concluidas este mês. Em seguida, os trabalhos serão de restauração e pintura da frente da Maternidade Almeida Castro, adequando principalmente o acesso.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário