29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
09/01/2018 11:52
Atualizado
13/12/2018 11:36

Especialista alerta para cuidados com o Lúpus durante o verão

"Muitas pessoas que possuem lúpus apresentam grande sensibilidade aos raios ultravioletas, ocasionando novas lesões na pele", destacou o reumatologista Adolpho Medeiros.
A busca pelas praias durante o verão é intensa, época de férias e consequentemente a estação mais quente do ano. No entanto, se expor a altas temperaturas pode ser um grande problema para pessoas portadoras de lúpus, doença autoimune, que faz com que o sistema imunológico produza mais anticorpos do que o necessário, sem motivo aparente.
 
"Muitas pessoas que possuem lúpus apresentam grande sensibilidade aos raios ultravioletas, ocasionando novas lesões na pele. Então é preciso ter cuidado para quando ir a praia usar chapéus e roupas de proteção", destacou o reumatologista Adolpho Medeiros.
 
São sintomas do lúpus: manchas avermelhadas no corpo, febre, dores nas articulações, feridas na boca, queda de cabelo e em casos graves, convulsões. "É preciso utilizar protetor solar a cada três horas que estiver exposto ao sol", disse Adolpho.
 
Os raios ultravioletas são mais fortes entre às 10h e 15h. "Outra dica também é utilizar óculos de sombra 100% protegido dos raios, para que não aconteçam problemas perto dos olhos", frisou o reumatologista.
 
Para quem quer praticar atividade física na praia, é recomendando ir cedo, evitando uma exposição solar alta. Não existe nenhuma maneira de impedir o aparecimento da doença. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, são maiores as chances de impedir a sua progressão com o acompanhamento de um reumatologista.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário