24 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:34
ESTADO
Da redação
11/01/2018 15:22
Atualizado
13/12/2018 06:28

Cosern é finalista na categoria Nordeste em prêmio da ANEEL sobre satisfação dos clientes

O índice de satisfação dos consumidores com a Cosern foi de 77,91(confira abaixo outros reconhecimentos importantes da Concessionária potiguar em 2017).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta quinta-feira (11) a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2017, o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo Brasil.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, é finalista na 18ª edição do Prêmio na categoria Nordeste, concorrendo com a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) e a Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S.A. (Energisa Paraíba).

Na última edição do Prêmio IASC, entregue em novembro de 2016, a Cosern ficou em 1º lugar entre as empresas com mais de 400 mil consumidores.

O índice de satisfação dos consumidores com a Cosern foi de 77,91(confira abaixo outros reconhecimentos importantes da Concessionária potiguar em 2017).

Para o diretor presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, o reconhecimento do consumidor e a boa prestação de serviço são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como é o caso da Cosern. “É uma honra para nós já estamos entre as três melhores do Nordeste e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos mais de 1,4 milhão de potiguares que são nossos clientes”, disse Ciarlini.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório Cepat, localizado na sede da ANEEL, em Brasília. Na oportunidade, serão entregues troféu, certificado e um selo às vencedoras, que poderão utilizar no material de divulgação de cada empresa.

A pesquisa foi realizada pela empresa Datamétrica Contact Center Ltda. no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Entenda o índice

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio IASC foi revisado e a categoria IASC Brasil Concessionárias foi dividida em duas: IASC Brasil até 400 mil unidades consumidoras e IASC Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas.

Outros reconhecimentos importantes da Cosern em 2017

Ao longo do ano passado, a Cosern foi reconhecida por diversas instituições locais e nacionais pela qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes, a segurança com a qual desenvolve suas atividades junto à comunidade e seus colaboradores, a gestão de pessoas, o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade e a responsabilidade social e como empresa que mais investe em cultura no Rio Grande do Norte.

Confira a lista por setores:

SETOR ELÉTRICO

Destaque Prêmio ABRADEE 2017

A Cosern foi reconhecida a 3ª melhor distribuidora de energia elétrica da região Nordeste e a 5ª melhor do Brasil no Prêmio ABRADEE 2017, entre as 31 concessionárias de energia elétrica do país com mais de 500 mil consumidores.

Prêmio Eletricidade Moderna 2017

A Cosern alcançou o primeiro lugar na categoria melhor desempenho em engenharia, dentre as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil que disputaram a premiação no grupo empresa estadual.

Medalha Eloy Chaves

Premiação concedida desde 1980 pela Associação Brasileira de Companhias de Energia (ABCE) às empresas que se destacam na área de segurança. A Cosern alcançou a categoria Bronze entre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras com mais de 2 mil empregados.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Selo Energia Sustentável

A Cosern recebeu o Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil para o período 2017-2019, depois de rigoroso processo de avaliação em 2016, alcançando a certificação no nível prata. 

Ranking XV Benchmarking Brasil

Cosern destacada em 4º lugar dentre as melhores práticas Socioambientais da revista Benchmarking Brasil no ranking dos detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade-Socioambientais, com o case do projeto Paxuá e Paramim.

Mérito em Solidariedade – LBV

Reconhecimento destacado à Cosern pela valiosa contribuição que a empresa oferece em prol das crianças, das gestantes e das idosas atendidas diariamente pela instituição LBV (Legião da Boa Vontade) no RN.

CULTURA

Troféu Top of Mind 2017

Troféu conferido a Cosern por ser destacada como a empresa que mais investe no setor cultural no estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Troféu 7 de Agosto

Prêmio concedido à Cosern, pela revista Foco Nordeste, por se destacar como a instituição não governamental que mais apoia, mais incentiva e mais promove a cultura no estado do Rio Grande do Norte.

Troféu FINC 2017

A Cosern recebeu, por mais um ano, homenagem em reconhecimento pelo incentivo à cultura durante a realização da VIII edição do FINC 2017 (Festival Internacional de Baía Formosa), mostra de cinema realizada ao ar livre, no município de Baía Formosa, litoral sul do RN.

Medalha Djalma Marinho Mérito Cultural

Condecoração recebida pela Cosern em reconhecimento às ações e investimentos direcionados ao fortalecimento e divulgação da produção da arte e da cultura do Rio Grande do Norte, durante a premiação Troféu Cultura.

GESTÃO DE PESSOAS

Great Place To Work - Brasil

Melhores empresas para Trabalhar 2017 - a Cosern foi destacada como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, entre as melhores multinacionais de médio-porte do País, em pesquisa do Great Place to Work.

Fotos: Canindé Soares e Maurício Cuca/Cosern/Divulgação

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário