26 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:53
MOSSORÓ
Da redação
18/01/2018 12:54
Atualizado
13/12/2018 10:40

Casamento entre pessoas da mesma família pode gerar lábio leporino e fenda palatina

A carência de vitaminas durante a gravidez também pode provocar a deformidade nos bebês. Em Mossoró, 113 pessoas foram selecionadas para cirurgia gratuita pela Operação Sorriso.
Um em cada 650 bebês nasce com lábio leporino e fenda palatina no mundo. O quadro é tão grave que 10% desses bebês morrem no primeiro ano de nascido. A deformidade pode ser causada, entre outras razões, pelo casamento consaguíneo e carência de vitaminas.

A ingestão de remédios controlados por parte da mãe também pode provocar o surgimento da deformidade a partir do 3º e 4º mês de gravidez. 

De acordo com a diretora executiva da Operação Sorriso, Ana Silvia Stabel, algumas mães chegam a rejeitar o bebê por conta da deformidade facial. 

"A mãe precisa de algumas orientações para saber como cuidar desse bebê, por isso, viemos aqui na maternidade porque a gente acredita que a enfermeira é o preiro contato da mãe e a mãe está assustada, não sabe como cuidar, as vezes até rejeita a criança, passando esas informações para as enfermeiras é uma segurança de que essa criança vai sobreviver", explicou a diretora.

Segundo o Ministério da Saúde, as fissuras labiopalatais estão entre as anomalias congênitas mais comuns em bebês recém-nascidos e são as mais frequentes das chamadas anomalias craniofaciais, que se referem a qualquer defeito ou lesão estrutural anatômica que acomete a face ou crânio e que ocorrem durante a formação do bebê na gestação.

O problema ocorre no início da gravidez, no período embrionário do feto, logo nas primeiras semanas. Podem aparecer no lábio ou se prolongar até a gengiva e se forma até a 8ª semana de gestação.

Já a fissura de palato (goela de lobo) é formada até a 12ª semana. As fissuras isoladas de lábio são mais comuns em meninos, enquanto que a de palato isolada são mais frequentes em meninas.

Uma combinação de fatores genéticos, relacionados à hereditariedade familiar, e fatores ambientais podem contribuir para a formação das fissuras labiopalatais.

Em vídeo, Stabel explica o que pode gerar a deformidade:



A Operação Sorriso é uma organização de médicos voluntários de todo o mundo. Reúne profisisonais de 60 países para ajudar exclusivamente as pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. 

Este ano, Mossoró recebeu pela segurança a operação. Segundo Stabel na triagem, que aconteceu no PAM do Bom Jardim, no início dessa semana, 113 pessoas foram selecionadas.

"Foram poucas crianças, e nós precisamos achar essas crianças, porque o quanto antes operar, mais certeza de que elas terão uma vida normal e um futuro pela frente", afirmou.

Operação Sorriso 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário