28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
15/02/2018 12:24
Atualizado
13/12/2018 00:59

Com chuvas, Barragem Armando Ribeiro ganha 2,7 milhões de m³ de água

Chuvas fortes atingiram todo o Rio Grande do Norte durante o feriado de carnaval e trouxeram esperança para o sertão potiguar
Valéria Lima | Mosssoró Hoje
As chuvas no Rio Grande do Norte trouxeram aumento de volume em alguns dos 47 reservatórios estaduais, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves recebeu 2,7 milhões de metros cúbicos e 6 centímetros (cm) de volume. O maior reservatório estava com pouco mais de 10% de água. Sua capacidade total é 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Já o açude Mendubim, em Assú, teve uma elevação de 14 cm no seu volume, enquanto o reservatório de Passagem das Traíras, em São José do Seridó, teve um aumento de volume de 21 cm. 

Na região Oeste, o único manancial a apresentar mudança significativa foi o Açude Morcego que aumentou seu volume em 2cm.

O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, destaca que esses aumentos ainda são baixos e que o uso consciente da água é essencial. “Esperamos que as chuvas continuem e se intensifiquem para que os volumes realmente possam aumentar e melhorar a situação das reservas hídricas do estado. É importante a população ter consciência sobre o uso sustentável da água, já que as reservas continuam baixas”, explicou.

Além dos reservatórios, houve também o aumento nos volumes dos rios que cortam o estado e também de lagoas. A de Extremoz recebeu 5 cm de água, a do Jiqui, 34cm, e a do Bonfim ganhou 4cm.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário