23 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:53
CONCURSOS
Da redação
16/02/2018 07:32
Atualizado
14/12/2018 03:10

'Sentimento de frustração', lamenta frentista que sonha em ser PM no RN; Concurso segue indefinido

A Procuradoria Geral do Estado anunciou nesta quinta, 15, que não vai recorrer da decisão judicial para manter o nível médio no concurso da PM-RN
Valéria Lima | Mossoró Hoje
O sonho de vestir a farda de policial militar e defender os norte-rio-grandenses deve ser adiado por muitos candidatos. Isso porque o próximo concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte já deve exigir nível superior aos interessados em ocupar uma das mil vagas de soldados.

O sentimento é de frustração, relata o frentista, Fábio Leite, de 28 anos, que mora em Mossoró. Fábio lamenta a mudança de nível médio para superior já neste concurso que foi suspenso pelo Estado.

"A gente se sente frustrado, mas de um governo que não respeita o servidor público com o mínimo que é o salário, não havia de esperar muita coisa", disse.

"Uma pena é o pessoal que investiu em cursinho agora, mas conhecimento nunca é prejuízo, é partir para outros concursos", afirmou.

Mas, o sonho ainda não acabou, apenas foi adiado. Fábio pretende retornar ao curso superior e ingressar na Polícia Militar. Ele conta que defender a sociedade, apesar das más condições de trabalho, o motiva a seguir seu sonho.

"É esse sentimento de proteger e resguardar as pessoas que me motiva e me faz não querer desistir do concurso", diz.

"Infelizmente as condições não são nada favoráveis nesse momento, mas o que me motiva são exatamente os amigos, a convivência com familiares e que mesmo com esses contratempos amam o que fazem e se dedicam ao máximo as vezes até tirando do próprio bolso", completou.

O professor de cursinho e administrador do Concurseiro Mossoroense, Fhabyo Hunter lamentou a decisão do Estado não recorrer da ordem judicial.

"É com grande pesar, com lágrimas nos olhos (administrador) que informamos: O sonho acabou para quem não tem Nível Superior", informou ele em publicação nesta quinta-feira, 15.

"É muito fácil queremos mudanças quando ela não atinge nossa pessoa. Desde 2006 que não há concurso PMRN, ninguém se preparou para tal mudança. E agora? O que podemos dizer ao nosso aluno que tem o sonho de ser PMRN e não tem nível superior? Mandamos ele ir para casa? Mandamos ele desistir do sonho? Mandamos ele fazer outra coisa da vida? LUTO, vivemos em um país de CANALHAS, que buscam apenas sua própria sombra", lamentou o professor.

Governo não recorre para manter nível médio no concurso da PM-RN

O Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, afirmou que o Estado não vai recorrer da decisão que suspendeu o edital do concurso. Wilkie informou que enxergou a decisão judicial como correta e, por isso, o órgão não vai recorrer.

O edital do concurso da PM foi suspenso pela justiça estadual a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que apontou diversas irregularidades no certame. Entre essas deficiências, está a exigência de nível médio para os candidatos, ao invés de nível superior.

Segundo a nova lei de ingresso na PM-RN, o candidato deve possui nível superior e carteira de habilitação. O edital publicado pelo governo no final do ano passado, não exigiu nenhum desses itens. Pelo contrário, exigiu nível médio, conforme a legislação anterior da PM.

O MPRN entendeu esse fato como irregularidade porque o Governo estaria realizando um concurso com base numa legislação antiga, ou seja, inadequada. Até porque, a nova legislação já foi aprovada e entra em vigor em abril deste ano e até lá, o concurso ainda não teria sido encerrado.

Por conta da exigência do nível superior e não mais o nível médio, muitos candidatos não poderão realizar o concurso. O Estado já demonstrou que quer realizar o certame em breve, apesar de tê-lo suspendido.

Os próximos passos sobre o concurso serão definidos pela comissão do concurso público. Em reunião, será definido se um novo edital será publicado ou será feita retificação. As vagas serão de nível superior.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário