29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
21/02/2018 05:38
Atualizado
13/12/2018 08:16

Caern libera ligações de esgoto no Abolição III em Mossoró

O serviço de coleta e tratamento de esgoto já está disponível para atendimento de 90% das residências do Abolição III em Mossoró.
Divulgação | CAERN
O serviço de coleta e tratamento de esgoto já está disponível para atendimento de 90% das residências do Abolição III em Mossoró. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta semana, a entrega de avisos comunicando aos moradores sobre a disponibilidade do serviço.  Cerca de mil imóveis serão contemplados com a prestação do serviço.
 
A obra de esgotamento sanitário executada pela prefeitura de Mossoró no Abolição III foi entregue à Caern para operação do sistema. A Companhia possui a concessão do município e é a responsável pela operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário na cidade.
 
Quem receber os comunicados informando sobre a disponibilidade tem a obrigação de providenciar a ligação contratando profissional de sua confiança para canalizar os efluentes do seu coletor interno até a caixa que foi instalada na calçada. É também necessário que as caixas não sejam cobertas por pisos ou cerâmicas permitindo em caso de manutenção o acesso da equipe da Caern. Outras informações podem ser obtidas junto aos escritórios da Caern na cidade.
 
Antes da finalização da obra de esgoto, muitas pessoas inadvertidamente fizeram a ligação à rede sem que a mesma estivesse pronta. Por este motivo, era comum o extravasamento de efluentes nas ruas do bairro, particularmente na avenida Abel Coelho. Este problema irá acabar porque os efluentes agora serão enviados para o destino correto.
 
Os moradores de áreas contempladas pelo esgotamento sanitário devem fazer a ligação de esgoto sob pena de estarem infringindo à lei. A não ligação à rede de esgoto é prevista como poluição ambiental pela Lei 6.938 (art. 3º, III, ‘a’, ‘d’, ‘e’), além de poder caracterizar crime previsto no art. 54, da Lei Federal 9.605/98.
 
Esgotamento Sanitário
 
O serviço de esgoto é a captação e tratamento dos efluentes produzidos pelos moradores de uma cidade. A água proveniente de banheiros e cozinhas são escoadas para a rede de esgoto. Estes efluentes são captados e levados para tratamento.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário