25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
Da redação
26/02/2018 11:03
Atualizado
13/12/2018 17:18

Governo Rosalba abandona raio-X comprado por mais de R$ 1 milhão no governo Silveira

Aparelho foi comprado com o dinheiro economizado com a não realização do carnaval de 2016 e deveria ter sido instalado na UPA do Bairro Belo Horizonte, o que não aconteceu
O raio X de última geração comprado em 2016 por mais de R$ 1 milhão de reais, na gestão de Francisco José Junior, ainda não foi instalado pela atual gestão da prefeita Rosalba Ciarlin, enquanto a população precisa do serviço funcionando nas UPAs e Unidades de Saúde.

O aparelho reúne estrutura física e tecnológica para fazer uma média de 100 exames por dia. Inúmeras reclamações da população que vai aos UPAs precisando de Raio X e retornam sem atendimento justificando que o aparelho está quebrado ou não existe.

A informação/denúncia é do vereador Rondineli Carlos, que tem visitado as unidades de saúde de Mossoró juntamente com os colegas da bancada de oposição fiscalizando o funcionamento das UPAs e Postos de saúde de Mossoro, constatando o descaso.

O Raio X que o vereador Rondineli Carlos faz referência nesta matéria foi comprado com o dinheiro economizado com a não realização do carnaval de 2016 pelo então prefeito Francisco José Junior. Na época, foi justificado que o aparelho iria substituir o que havia na UPA do BH.

​Após o periodo de Carnaval, foi feito o procedimento administrativo e o aparelho foi comprado, com a finalidade de ser instalado na UPA do Bairro Belo Horizonte e consolidar, assim, o serviço de ortopedia de média e baixa complexidade nesta na unidade.

Além do raio X, o vereador Genilson Alves e Alex do Frango também relataram outro descaso absurdo. Rosalba acabou com um serviço muito importante para Mossoró, que era a ortopedia da UPA do BH. "Este raio X era para consolidar o serviço de ortopedia e Rosalba acabou", destaca Genilson Alves.

"Agora estamos fazendo essa cobrança a senhora prefeita e ao secretário de Saúde que coloque em funcionamento o raio-x da UPA do Belo Horizonte, que poderia está atendendo a 100 pessoas/dia em sua totalidade com serviços e média e baixa complexidade de ortopedia", diz Rondinelli Carlos. 

Os vereadores denunciam que vários serviços importantes, inclusive frutos de cobranças do Poder Legislativo na gestão passada, que foram desativados pela atual administração. "Além da ortopedia e o descaso com este raio X, podemos destacar aqui também o Parque Municipal", destaca Genilson Alves.

O vereador Rondinelli Carlos destaca que as visitas aos aparelhos públicos municipais, com a finalidade de fiscalizar o pleno funcionamento, está sendo pautado pelos próprios moradores, que mandam mensagens através das redes sociais pedindo ajuda.

Outros vereadores que também participam das visitas são: Isolda Dantas, Raerio Araújo, Petras Vinícius, Ozaniel Rodrigues e Alex do Frango, que somam com Rondinele Carlos e Genilson Alves. Eles já constataram que as UPAs e postos de saúde faltam medicamentos e insumos.

Além de denunciar o descaso via rede social e na Tribuna da Câmara, os vereadores também apresentam requerimento solicitando da senhora prefeita Rosalba Ciarlini, que está de férias, e aos respectivos secretários medidas urgentes para reparar os erros de gestão.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário