29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
27/02/2018 15:17
Atualizado
13/12/2018 12:35

Campanha alerta para prevenção as lesões do trabalho LER e DORT

Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são hoje um grande problema de saúde pública, segundo a Secretaria de Saúde Público do Estado.
Reprodução
Depois de passar horas realizando uma mesma atividade, sem intervalos para descanso, quem nunca reclamou de sentir cansaço muscular ou dor nos membros superiores e nos dedos, às vezes até com dificuldade para movimentá-los.

Sem perceber a pessoa pode estar no caminho para desenvolver uma LER/DORT.

Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são hoje um grande problema de saúde pública.

E para alertar sobre o problema, desde o ano 2000 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de fevereiro como o Dia Mundial do Combate às LER/DORT.

E para lembrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estará no período de 5 a 7 de março fazendo ações em call centers da Grande Natal.

De acordo com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN), os profissionais do telemarketing foram escolhidos por ser uma categoria das que mais adoecem.

Devido aos esforços repetitivos, a sobrecarga de trabalho e a pressão por produção. Além dos operadores, entram também nesse grupo, digitadores, secretárias e profissionais que atuam no comércio e em bancos.

Das doenças relacionadas ao trabalho, de acordo com a Sesap, as LER/DORT são o 4° maior agravo responsável por afastamentos temporários, ou até mesmo permanentes, do mercado de trabalho.

De 2006 a 2018 foram notificados aqui no Rio Grande do Norte 608 casos das doenças.

Ficando atrás apenas dos acidentes com material biológico (8467), acidente de trabalho grave (4716) e transtornos mentais (759). Em 2017 foram 46 casos notificados de LER/DORT, destes 19 eram da cidade de Caicó.

Por outro lado, de acordo com CEREST/RN, os dados podem fugir a realidade do estado, pois ainda há um número de subnotificação, onde a maioria das pessoas não buscam os serviços de saúde e na maioria das vezes não conseguem identificar essas síndromes.

Algumas são bem conhecidas como a lombalgia, síndrome da tensão cervical, bursites, síndrome do túnel do carpo, as tendinites, entre outras.

Os trabalhadores que são acometidos por LER/DORT precisam procurar tratamento adequado o mais rápido possível.  Antes que o problema se torne irreversível.

Como dicas de prevenção, o Cerest orienta que para cada 50 minutos de atividades repetitivas, o trabalhador deve ter uma pausa por 10 minutos para um descanso, além disso, deve realizar continuamente alongamentos dos punhos, braços e coluna. E o mais importante, ficar atento à postura.
 
Sintomas
 
Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo.
 
Tratamento
 
De acordo com o fisioterapeuta Elielton Pedroza dos Santos, o tratamento dependerá da fase ou grau da LER/DORT. E tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente, propiciar alívio dos sintomas e recuperar a capacidade de trabalho.

“Como recursos terapêuticos podem ser utilizados medicamentos (indicação médica), terapias alternativas como acupuntura e a fisioterapia convencional que envolve eletroterapia, termoterapia, crioterapia, cinesioterapia, hidroterapia entre outros. Terapia manual (manipulação vertebral e de segmentos do corpo), terapias corporais e psicoterapia. E se for caso, procedimentos cirúrgicos”, orienta.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário