24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍCIA
Da redação
02/03/2018 06:34
Atualizado
14/12/2018 10:09

Iniciada operação da Força Nacional para combater onda de violência em Mossoró

Objetivo da operação é atuar em conjunto com as forças de seguranças locais para combater a criminalidade em todas as frentes; A equipe de reforço é composta de 30 policiais de outro estado e oito viaturas
Alcivan Villar, do Fim da Linha
Após quatro dias mapeando as manchas criminais em Mossoró, os 30 homens da Força Nacional, em parceria com as forças de seguranças locais, começaram a atuar na noite desta quinta-feira, em Mossoró, RN, com o objetivo de barrar a onda de violência que assusta a população de quase 300 mil habitantes.

Neste final de semana, o trabalho será realizado de forma alternada: às vezes durante o dia e às vezes a noite. Segundo o comandante do 2º Batalhão de Policia Militar, Major Maxmiliano Luiz, o trabalho terá a frente o coronel PM Elialse Moreira e o delegado Cleiton Pinho.

A Força Nacional veio para Mossoró, por recomendação do governador Robinson Faria, com uma equipe exclusiva, para atuar em conjunto as forças policiais locais no combate à criminalidade. Os policiais vieram de outro estado e trouxeram 8 viaturas.



Após a Prefeitura de Mossoro acabar com as Bases Integradas, através das quais pagava-se diárias para 140 PMs patrulharem a cidade nos dias de folga, o número de assalto e de assassinato aumentou de forma assustadora.

Em 2016, quando ainda havia nas ruas os policiais recebendo diárias para patrulhar a cidade, foram registrados 217 homicídios. Já em 2017, quando a atual prefeita Rosalba Ciarlini acabou com o trabalho das Bases Integradas, o número aumentou para 249 homicídios.

Agora em 2018, o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, aponta que já aconteceram 50 ocorrêcias de Condutas Violetas Letais e Intencionais em Mossoró, sendo que as últimas duas foi na rua Delfim Moreira, no bairro Bom Jardim, zona norte da cidade.

Veja mais AQUI
Pavão, uma das vítimas da barbearia, aguardava julgamento por homicidio


Os dados estatísticos mais preocupantes são com relação aos assaltos. Extraoficialmente o MOSSORÓ HOJE teve acesso aos prontuários do Ciosp, que apontam um aumento de 5 vezes no número de ocorrências de assaltos a residência, que se convenciou chamar de arrastões.

Para o especialista em segunda pública Ivênio Hermes, coordenador do Observatório da Violência no Rio Grande do Norte, este tipo e ocorrência aterroriza o cidadão, tira o sossêgo, a paz, o direito do cidadão de bem viver em paz com sua família dentro de sua residência.

Para a delegada Sheila Freitas, atual secretária Estadual de Segurança e Defesa Social, a missão da Força Nacional com esta equipe exclusiva para Mossoró, é dá uma pronta resposta a criminalidade, reduzindo estes índices, que a secretária também considera grave.

A população pode contribuir com o trabalho da Força Nacional, que está agindo em parceria com as forças de seguranças locais, passando informaçõs para o número 190.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário